Você já se perguntou por que algumas árvores estão com os troncos pintados de branco? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pintura está longe de ser uma simples questão estética. Na verdade, o branqueamento dos troncos e ramos se chama caiação, um processo que consiste em aplicar cal (Hidróxido de cálcio) na casca das árvores para proteger as espécies de fatores externos que podem prejudicar o seu crescimento saudável.
A caiação também é uma ótima maneira de fornecer cálcio às árvores, um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas. Por isso, se você possui árvores no seu quintal ou cultiva plantas frutíferas, vale a pena considerar aplicar cal nas suas espécies.
Quais os benefícios da cal para as árvores?
A aplicação de cal é uma técnica muito comum em pomares e plantações de grande escala, principalmente em áreas com climas extremos. A principal função da caiação é criar uma barreira física que protege as árvores e plantas de pragas e queimaduras solares, dois fatores externos que podem causar danos às raízes, cascas e folhas das espécies.
A caiação também é indicada para proteger as árvores da acidez do solo que pode atingir a base dos troncos. Solos ácidos dificultam o crescimento das raízes e deixam as plantas mais vulneráveis ao estresse hídrico, prejudicando a sua produtividade.
Outro motivo para aplicar cal nas árvores é aumentar os níveis de cálcio. O mineral estimula o desenvolvimento das raízes e aumenta a capacidade de absorção de água e outros nutrientes.
Que tipo de árvores devem ser pintadas de cal?
Nem todas as árvores precisam receber cal. Normalmente, a caiação é indicada para espécies jovens ou mais vulneráveis a pragas e mudanças bruscas de temperatura. A técnica também é recomendada para pinheiros, eucaliptos, choupos, salgueiros e árvores frutíferas, como cerejeiras, macieiras, pereiras, pessegueiros e ameixeiras.
A mistura para pintar os troncos é feita à base de cal - normalmente a cal hidratada - e água. A proporção ideal é uma parte de cal para duas partes de água. Depois, com um pincel ou rolo, aplique a solução no tronco e galhos principais das árvores e plantas.
A frequência indicada para a pintura com cal depende das condições climáticas a que a árvore é exposta. Em regiões mais quentes, por exemplo, a caiação pode ser necessária a cada 6 meses ou quando a tintura for saindo da casca. Já em zonas com temperaturas mais amenas e sem muita exposição solar, a aplicação de cal pode ser feita anualmente.
Veja também:
Receita de adubo de arroz (não pode ser parboilizado!) deixa o solo vivo e ajuda no crescimento de flores e frutas nas suas plantas
O que é compostagem e como fazer em casa