• Entrar
  • Cadastrar
3 árvores frutíferas que você não deve ter no seu jardim; veja por quê
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Algumas árvores não são recomendadas para ter em casa  e nós explicamos o porquê.

3 árvores frutíferas que você não deve ter no seu jardim; veja por quê

Quem não gostaria de ir ao jardim e tirar uma laranja, uma maçã, uma goiaba ou um limão da sua árvore frutífera? Essa é, sem dúvidas, a forma mais económica e sustentável de obter os nossos próprios alimentos, No entanto, quase ninguém sabe que existem certas árvores que definitivamente não são recomendadas para ter em casa. 

Veja a seguir as 3 árvores de fruto que você não deve ter no jardim se não quiser ter problemas na sua casa. 

3 árvores frutíferas que você não deve ter em sua horta ou jardim 

Romã 

As romãs são frutas frescas da estação que muitos adoram. Embora sejam fáceis de cuidar, a sua árvore precisa de muito espaço para dar frutos. O maior problema é atribuído, sobretudo, às suas raízes que vão se estendendo por todo o terreno para captar a maior quantidade de nutrientes.

Além disso, esta espécie costuma crescer em todas as direções, sendo necessário podar constantemente seus galhos e folhas. Caso contrário, suas raízes se rompem com força, elevando o solo e intervindo em canos ou estruturas.

Mancenilheira

Também conhecida como “árvore da morte” ou “camomila de areia”, a mancenilheira representa um grande risco à saúde da cabeça aos pés - incluindo seus próprios frutos. Sua seiva leitosa contém o poderoso irritante forbol que pode provocar queimaduras graves na pele. 

A queima da madeira desta árvore ainda pode levar à cegueira temporária e causar sérios problemas respiratórios devido à fumaça. Embora seu fruto possa ter um sabor agradavelmente doce, após alguns momentos, ele deixa um gosto picante que evolui para uma sensação de queimação, lacrimejamento e um aperto na garganta.

Figueira

Os figos são frutas deliciosas e repletas de benefícios. Porém, sua árvore cresce muito e precisa ser podada constantemente para controlar os seus galhos e folhas. Além disso, a espécie costuma atrair muitas abelhas, o que pode representar um certo perigo para os humanos. 

Os galhos da figueira também podem obstruir o espaço para outras árvores frutíferas. Outra dor de cabeça que essa linda árvore frutífera causa é que as raízes são invasivas, tanto que podem quebrar facilmente o chão de concreto e os canos.

Veja também:

Por que os troncos de algumas árvores são pintados de branco?
5 etapas para transformar um simples caroço de damasco em uma árvore de damasco

Temas relacionados