• Entrar
  • Cadastrar
Por que as pessoas estão enterrando cascas de limão no jardim e para que elas são boas
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

O limão possui mil e uma utilidades e uma delas está relacionada a enterrar as cascas dessa fruta no jardim. Descubra quais benefícios essa prática pode oferecer!

Por que as pessoas estão enterrando cascas de limão no jardim e para que elas são boas

Adicione cascas de limão no seu jardim e surpreenda-se! (Créditos: Shutterstock)

Você já ouviu falar sobre o hábito de enterrar cascas de limão no jardim? Pode parecer apenas uma curiosidade, mas essa prática tem conquistado cada vez mais adeptos entre jardineiros. Além de evitar o desperdício, as cascas de limão oferecem diversos benefícios surpreendentes para o solo e para as plantas. Descubra por que essa ideia está se tornando tão popular e como ela pode transformar o seu jardim! Confira agora no TudoGostoso e corra para reproduzir o quanto antes!

Por que enterrar cascas de limão no jardim?

Essa é uma prática simples, sustentável e econômica, mas que pode gerar diversos benefícios, deixando o seu jardim ainda mais lindo! Esse truque é recomendado principalmente para quem cultiva roseiras, morangos ou árvores cítricas. Veja os pontos positivos!

Nutre o solo: as cascas de limão são ricas em nutrientes, como cálcio, potássio e fósforo, que ajudam a melhorar a fertilidade do solo, promovendo o crescimento saudável das plantas.

Controle de pragas e fungos: as propriedades naturais do limão ajudam a combater o desenvolvimento de fungos no solo, mantendo o ambiente mais saudável para as plantas. Além disso, o cheiro cítrico que as cascas de limão liberam, pode afastar pragas indesejadas, como formigas, lesmas e outros insetos, protegendo suas plantas de forma natural.

Qualidade do solo: com o tempo, as cascas se decompõem, ajudando a arejar o solo e a melhorar sua capacidade de retenção de água.

Como usar as cascas de limão no jardim

Para melhores resultados, rale ou pique as cascas em pedaços pequenos, os menores possíveis, antes de enterrá-las. Isso acelera o processo de decomposição e facilita a liberação dos nutrientes no solo. Elas devem ser misturadas com o substrato, de uma maneira que fiquem distribuídas da forma mais uniforme possível. Mas atenção: evite exagerar na quantidade para não alterar o pH do solo de forma excessiva, trazendo malefícios para as plantas e frutas em seu jardim.

A quantidade certa de cascas de limão

As cascas de limão são poderosas, então é preciso cuidado para não exagerar e acabar modificando o pH do solo, criando um desequilíbrio que pode até mesmo provocar o apodrecimento delas. Em vasos pequenos, utilize apenas ¼ da casca. Em vasos médios, de até 20 litros de substrato, o mais aconselhável é utilizar a metade da casca. Já em vasos grandes ou em árvores frutíferas, o correto é usar toda a casca de um limão, já que esses tipos possuem mais necessidade de nutrientes.

Veja mais

Defeito perigoso na garrafa Stanley causa acidentes alarmantes e marca faz recall no Brasil; veja o que fazer se você tiver uma
As melhores flores de dezembro para decorar a sua casa para o Natal e Réveillon
Os incríveis benefícios da casca de ovo para as plantas: aprenda como usar e veja suas plantinhas florescerem

Temas relacionados