
Afinal, é ou não é liberado colocar o cotovelo no balcão do bar segundo as regras de etiqueta? (Foto: Shutterstock)
É falta de educação colocar o cotovelo sobre o balcão do bar? Normalmente, muito se fala sobre o hábito das pessoas de colocar os cotovelos em cima da mesa durante as refeições, mas e no caso do bar, será que existe etiqueta para isso?
A resposta é sim! Se você deseja manter a postura durante o encontro com os amigos em um happy hour e manter a elegância, o que não significa abrir mão da descontração, há uma regrinha para ajudar nessa proposta.
Algumas regras de etiqueta podem parecer rígidas, mas há quem defenda métodos menos engessados, seja para cuspir o caroço de azeitona no prato, seja ao cortar as folhas de alface antes de levar à boca, e por aí vai.
Usar os talheres à mesa ou manter certos hábitos até então questionados em determinadas ocasiões pode ser mais simples do que se imagina. Confira os conselhos da especialistas em etiqueta Claudia Matarazzo (@claumatarazzo) e Fernanda Britto (@fernandabrittoprotocolo).
Pode ou não colocar o cotovelo no balcão do bar?
Depois de um dia intenso de trabalho, dar uma esticada no barzinho após o expediente pode ser um verdadeiro alívio. É uma boa oportunidade para aliviar as tensões, conversar e relaxar.
Mas, às vezes, o balcão do bar pode ser um lugar onde, sem perceber, você acaba se apoiando e quase cochilando. De acordo com as especialistas, ao apoiar os cotovelos é importante tomar um cuidado extra para manter a postura.
"A gente apoia o cotovelo, mas é de leve", aconselha Claudia Matarazzo. Segundo ela, o grande risco ao se empolgar no apoio sobre o balcão é esticar em um cochilo: "Vai dando um soninho, você vai tomando mais uma, mais uma... E quando vê, você já está meio deitada sobre o balcão."
De acordo com Fernanda Britto, não precisa ser tão radical, mas uma dica é manter o cotovelo mais para a borda do balcão.
"Nada de se escarrapachar por cima do balcão. O bar é um lugar de descontração, mas, definitivamente, não é para você tirar um cochilo. É para conversar de forma mais relaxada", ressalta.
Veja mais!
"É pra isso que existe um cabo": esse é o jeito certo de segurar o talher à mesa
Entenda quando o pão é para comer com a mão e quando é pra comer com talher, segundo a etiqueta