
Alguns métodos de consumo e preparo do espinafre ajudam a amenizar a sensação incômoda (Foto: Shutterstock)
O espinafre, assim como outros vegetais de folhas verdes, é rico em importantes nutrientes benéficos à saúde, além de ser versátil na culinária.
No entanto, muitas pessoas já experimentaram uma sensação áspera ou estranha nos dentes após consumi-lo. Esse efeito, embora curioso, é inofensivo, não afetando as propriedades deste alimento quando feito do jeito certo.
Conhecido como "dentes de espinafre", o fenômeno ocorre devido à composição do vegetal.
Quando as folhas entram em contato com a boca, substâncias presentes nelas interagem com a saliva, provocando essa sensação incômoda. Descubra o que acontece!
Por que o espinafre deixa uma sensação áspera nos dentes
Assim como outros vegetais de folhas verdes, o espinafre contém uma boa concentração de ácido oxálico, que reage com o cálcio da saliva formando cristais de oxalato de cálcio.
Esses cristais aderem aos dentes, causando uma sensação áspera temporária e inofensiva. Como não se dissolvem facilmente na saliva, esse incômodo pode durar vários minutos.
Beber água ajuda a amenizar essa sensação na boca?
Assim como no caso da queimação da pimenta, beber água não vai resolver o problema. Se você acha que se encher de água vai eliminar a sensação áspera nos dentes, esqueça! Essa substância não se dissolve rapidamente.
Outros alimentos também podem causar algum incômodo, assim como o espinafre, por conterem oxalato, embora em menor quantidade de cálcio:
- Acelga;
- Chá preto;
- Morangos.
Especialistas em odontologia afirmam que esse efeito causado pelo espinafre não danifica e nem mancha o esmalte dos dentes.
Como evitar essa sensação áspera nos dentes ao comer espinafre?
Se você não pode mudar a composição do espinafre, saiba que é possível reduzir a sensação incômoda com algumas dicas de preparo que minimizam os efeitos do oxalato de cálcio.
- Adicionar laticínios às receitas com espinafre ajuda a reduzir a sensação áspera, pois o cálcio dos derivados se liga ao ácido oxálico, diminuindo a formação de cristais;
- Prefira consumir espinafre cozido, pois o cozimento reduz o ácido oxálico e diminui a sensação nos dentes, mesmo que não elimine completamente;
- Adicionar suco de limão ao espinafre realça o sabor e ajuda a dissolver os cristais de oxalato ao mesmo tempo que reduz o incômodo nos dentes.
Veja mais!
É por isso que comecei a comer espinafre diariamente: cru ou cozido, vai bem na omelete, salada, suco ou como acompanhamento do prato principal mesmo, cada dia como de um jeito!
É por isso que sua língua dói depois de comer um doce azedo. Veja como aliviar essa sensação!