• Entrar
  • Cadastrar
Além da lentilha: aqui estão 9 alimentos de origem vegetal com mais ferro que o espinafre
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

Quando pensamos em ferro, o espinafre e a lentilha são alimentos que vem a nossa mente, mas as possibilidades são diversas!

Além da lentilha: aqui estão 9 alimentos de origem vegetal com mais ferro que o espinafre

O espinafre e a lentilha são ricas em ferro! (Créditos: Shutterstock)

Quando se fala em ferro na alimentação, o espinafre e a lentilha quase sempre aparecem como protagonistas e com razão, já que são excelentes fontes do mineral. Mas eles estão longe de serem os únicos. Se você busca aumentar a ingestão de ferro sem recorrer a alimentos de origem animal, vai gostar de conhecer essas 9 opções ricas no nutriente!

1- Amêndoas

Com cerca de 3,7 mg de ferro por 100 g, as amêndoas são ótimas para lanches nutritivos. Também fornecem vitamina E, cálcio e proteínas. Uma opção prática para o dia a dia, tanto crua quanto em forma de pasta.

2- Tofu

O tofu fornece cerca de 5,4 mg de ferro por 100 g, sendo uma das melhores fontes vegetais do mineral. Feito de soja, é também rico em proteínas. Muito versátil, pode ser grelhado, refogado ou usado em receitas doces.

3- Feijão branco

Rico em ferro, o feijão-branco fornece cerca de 3,7 mg do mineral a cada 100 g cozidos. É uma excelente opção para quem busca energia e fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é versátil e fácil de incluir em sopas, saladas ou refogados.

4- Sementes de abóbora

Com aproximadamente 8,8 mg de ferro por 100 g, as sementes de abóbora são um superalimento vegetal. Pequenas, mas potentes, também oferecem magnésio, zinco e proteínas. Ótimas para salpicar em saladas ou consumir como snack.

5- Linhaça

Cada 100 g de linhaça fornece cerca de 5,7 mg de ferro, além de ser rica em ômega-3 e fibras. É uma ótima aliada para a saúde cardiovascular e intestinal. Pode ser consumida triturada com frutas, iogurtes ou em massas.

6- Grão-de-bico

O grão-de-bico contém cerca de 2,9 mg de ferro por 100 g cozidos. Fonte também de fibras e proteínas vegetais, ajuda na saciedade e no equilíbrio da glicemia. Ideal para receitas como homus, saladas e ensopados.

7- Feijão vermelho

Com cerca de 2,9 mg de ferro por 100 g cozidos, o feijão-vermelho é um alimento acessível e nutritivo. Também fornece antioxidantes, fibras e proteínas. Vai bem em pratos quentes, saladas ou chilli vegetal.

8- Azeitonas pretas

As azeitonas pretas oferecem cerca de 3,3 mg de ferro por 100 g. Embora consumidas em menores quantidades, contribuem com minerais e antioxidantes. São saborosas em saladas, pães ou como petisco.

9- Macadâmia

A macadâmia contém aproximadamente 3,7 mg de ferro por 100 g, além de ser rica em gorduras boas. Apesar de calórica, em porções moderadas é benéfica à saúde cardiovascular. Pode ser consumida pura ou em receitas doces e salgadas.

Veja mais

Afeto em cada colherada: as 3 melhores receitas da minha mãe para você fazer para a sua mãe
Adeus feijão ralo: misture isso ao caldo e ele vai ficar grosso e cremoso (não é farinha!)
Não guarde cebola assim: descubra o melhor jeito de conservar

Temas relacionados