
As frutas são alimentos importantes para a saúde! (Créditos: Shutterstock)
Você já se perguntou se existe um horário certo para comer frutas? Muita gente tem dúvida se consumir essas delícias naturais à noite faz bem ou mal para o corpo. Para esclarecer de vez esse assunto, a Clínica Universidad de Navarra desenvolveu um artigo que explica como o organismo reage ao consumo de frutas no período noturno. Se você ama um lanchinho saudável antes de dormir, vai querer saber o que a especialista Lucía Bultó revelou!
Pode comer frutas à noite?
Comer frutas à noite não engorda, ao contrário do que muita gente acredita. Segundo especialistas, elas são ótimas aliadas para a saúde em qualquer horário do dia, inclusive antes de dormir. Por serem ricas em fibras, vitaminas e com baixa densidade calórica, podem até ajudar a prevenir a obesidade e melhorar a digestão. Algumas frutas, como morango e melancia, são ideais para lanches noturnos por serem leves e nutritivas.
O mito da fruta à noite
Muitas pessoas acreditam que comer frutas à noite faz mal ou engorda porque associam o açúcar natural das frutas (frutose) ao aumento de peso, especialmente se consumido antes de dormir. Também há a ideia de que o metabolismo desacelera à noite, o que poderia dificultar a digestão ou causar acúmulo de gordura. No entanto, especialistas afirmam que isso é um mito e que frutas podem ser consumidas em qualquer horário, desde que com moderação.
As melhores frutas para comer à noite
As melhores frutas para comer à noite são aquelas leves, ricas em fibras e com baixo índice glicêmico, pois ajudam na digestão e não pesam no estômago. As melhores opções são o kiwi, a maçã, a pera, a melancia, o melão e o morango. Essas são alternativas fáceis de serem encontradas e consumidas.
Veja mais
Já pensou em cultivar quiabo em casa? É mais simples do que você pode imaginar!
Palavra de um Masterchef: o truque simples para fazer o melhor arroz branco da vida (na textura perfeita!)
Muito além de um refrescante bucal: 6 motivos para mastigar cravos-da-índia após as refeições