• Entrar
  • Cadastrar
NUNCA mais cometa esses erros ao usar o liquidificador e faça seu eletrodoméstico durar mais

Siga essas orientações valiosas e aumente a vida útil do seu aparelho ao evitar cometer esses erros no preparo de receitas. 

Veja essas dicas para nunca fazer no seu liquidificador (Foto: Shutterstock)

A possibilidade de preparar receitas no liquidificador é um facilitador na vida corrida de quem adora testar dicas novas e também um ganho de praticidade. Afinal, quem não ama a possibilidade de fazer um bolo de cenoura dos sonhos no liquidificador?

Mas se você costuma usar o seu aparelho para preparar muitas receitas no lugar da batedeira, é fundamental redobrar os cuidados para fazer com que ele dure mais tempo na sua cozinha. E por isso essas dicas vão te ajudar bastante nisso.

Antes de iniciar a sua próxima receita seguindo a orientação com o "adicione todos os ingredientes e bata", é bom se certificar sobre os processos para evitar surpresas. Por isso, confira essas orientações a seguir!

Cuidados com o uso do liquidificador para aumentar o tempo útil

Se você tem o hábito de usar o liquidificador com frequência no preparo de receitas, é importante seguir essas dicas e garantir uma maior durabilidade do seu aparelho. Veja o que você deve evitar fazer no dia a dia.

1. Não jogue líquidos quentes

Muitas vezes, a jarra do liquidificador é de material plástico ou acrílico. Ao adicionar líquidos quentes em grande quantidade no copo, esse material pode trincar ou derreter por não suportar as altas temperaturas, diferentemente do copo for de vidro, que é mais resistente. Mas ainda assim o choque térmico pode fazer com que ele trinque.

Se for uma orientação da receita incluir ingredientes com temperaturas mais amenas, lembre-se de deixar o buraco da tampa aberto para que o calor tenha por onde sair.

2. Não sobrecarregue o aparelho

Tenha atenção ao adicionar os ingredientes secos. Adicione primeiro os líquidos no copo e só depois acrescente os itens secos. Essa é a forma correta de uso do aparelho. Ao sobrecarregá-lo com ingredientes secos, a lâmina pode travar e o motor pode queimar. O líquido faz com que os alimentos secos sejam puxados aos poucos e se misturem de forma homogênea.

3. Não lave o corpo com a parte áspero da esponja

Aprenda a limpar o liquidificador da forma certa para evitar danos à saúde. Procure lavar a jarra do seu aparelho com a parte macia da esponja, uma vez que o lado áspero pode danificar o corpo com arranhões e possibilitar focos de sujeira e proliferação de bactérias.

4. Não utilize utensílios para misturar os ingredientes no copo

Caso o liquidificador esteja ligado, jamais tente mexer os ingredientes com a ajuda de algum utensílio, mesmo que seja uma colher. Essa atitude pode danificar as lâminas ou quebrar a jarra do seu eletrodoméstico. Se tiver que mexer os ingredientes, desligue o aparelho antes.

Veja mais!

Saiba como é possível desfiar frango na batedeira.

Aprenda a fazer um bolo de chocolate simples de liquidificador.

Temas relacionados