• Entrar
  • Cadastrar
Liquidificador pode substituir a batedeira?

Não tem batedeira em casa? Saiba como usar o liquidificador para preparar uma variedade de receitas. 

Saiba como usar o liquidificador no lugar da batedeira para preparar bolos e massas. (créditos: Shutterstock) 

O liquidificador é um aparelho versátil que pode ser utilizado no preparo de diversas receitas. Suas principais funções são bater e misturar os ingredientes rapidamente e tornar alimentos sólidos em líquidos. Mas será que ele pode substituir a batedeira no preparo de bolos, pães, massas e chantilly? Poder até pode, no entanto, existem algumas técnicas importantes que você deve seguir para evitar que a troca interfira diretamente no resultado final.

Veja a seguir algumas dicas de como substituir a batedeira por liquidificador para preparar suas receitas favoritas.

1. Tenha atenção com a velocidade do liquidificador

O liquidificador é uma das melhores opções para substituir a batedeira. Porém, é preciso ter um pouco de atenção com a maneira de misturar a massa e a ordem de adição dos ingredientes. Para receitas de massas leves, como claras em neve ou chantilly, o ideal é utilizar o liquidificador em velocidade baixa. Quando usado na máxima, os ingredientes ficam com uma consistência muito densa.

2. Bata os ingredientes líquidos primeiro e adicione os secos aos poucos

Para o preparo de bolos no liquidificador, não tem problema bater a farinha e o fermento juntos. Porém, uma dica é juntar os dois só depois que os outros ingredientes já estiverem totalmente integrados. Assim, você evita que o glúten da farinha se desenvolva e deixe a massa elástica. Caso seu liquidificador tenha uma potência baixa, o recomendável é bater os ingredientes secos à mão e misturar com os líquidos em uma tigela. Caso contrário, seu bolo corre o risco de ficar solado.

Outra dica para fazer bolos no liquidificador é bater os ingredientes líquidos primeiro. Eles devem ser batidos em velocidade máxima por cerca de 3 a 4 minutos para deixar a massa bem encorpada. Isso também ajuda na aeração do bolo.

3. Verifique a capacidade e potência do seu liquidificador

Algumas receitas exigem um recipiente maior para misturar todos os ingredientes. Verifique se o seu liquidificador comporta todos de uma só vez, caso contrário, você deve adicionar aos poucos. Outra atenção é com a potência do aparelho. Se ele tiver uma potência baixa, não bata os ingredientes secos juntos com os líquidos. A prática deixa o bolo solado e dificulta o crescimento da massa.

Veja também:

Você usa o filtro do liquidificador? Descubra para que serve e como usar o máximo do seu aparelho
Bolo de FUBÁ com LARANJA no liquidificador é melhor que o de padaria! Vem aprender como fazer

Temas relacionados