• Entrar
  • Cadastrar
Festival do Chambari promete movimentar Paraíso do Tocantins

Festival do Chambari terá pratos exclusivos, shows musicais e apresentações. Confira os detalhes!

Chambari pode ser servido como pranto principal, mas também é recheio de quitutes. (Foto: Agência Sebrae-TO)

Para quem busca diversão e boa comida no Tocantins, a sugestão é o Festival do Chambari, evento que está indo para sua sexta edição e tem como estrela principal o prato típico da cidade do Paraíso do Tocantins. Além da feira gastronômica, os visitantes poderão aproveitar shows musicais e outras atrações artísticas e regionais.

O festival atrai turistas de diversas partes do estado e é uma forma de valorizar o símbolo da culinária tocantinense e reforçar o turismo gastronômico da cidade. O Festival do Chambari acontece entre os dias 21 a 23 de setembro no Parque das Águas e é realizado pela Prefeitura de Paraíso e pelo Sebrae.

Sexta edição do Festival do Chambari

Depois de divulgar um edital para os comerciantes locais interessados em participar do evento, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins divulgou que, neste ano, serão 42 expositores, o dobro da quantidade do ano anterior. Por isso, as expectativas são ainda maiores para 2023, que deve ultrapassar o faturamento de R$270 mil, referente a edição de 2022.

A última edição chamou atenção pela inovação com o tradicional chambari e os visitantes deste ano também podem contar com muita comida boa e diferente, como é o caso do pastel de carne de sol com frango, chambari e purê de mandioca. Além dos pratos doces e salgados, terão barracas de artesanato, bebidas, trailers e brinquedos para fazer a alegria das crianças.

Confira a programação deste ano:

O chambari

Apesar de bastante regional, o chambari é um corte bovino conhecido por algumas pessoas por outras alcunhas, como chambaril ou ossobuco - o prato típico italiano, que significa “ osso furado”.

É retirado da coxa traseira do boi e requer cozimento longo e lento para amolecer o músculo e o tutano do interior do osso. Costuma ser preparado com muitas especiarias, como ervas e pimenta e, além de ser servido como prato principal, pode virar ragú para rechear raviolis, sanduíches e até pastel.

Por ser um corte mais barato e, ao mesmo tempo, que oferece saciedade, é comum que em várias partes do Tocantins o prato seja servido pela manhã, antes das pessoas iniciarem um longo dia de trabalho.

Parque das Águas

O Parque das Águas em Paraíso, localizado no estado do Tocantins, é considerado um dos cartões postais da cidade. É um espaço público que oferece uma experiência de lazer e contato com a natureza, principalmente as piscinas de águas termais, que atraem visitantes em busca de relaxamento e bem-estar.

Além das piscinas termais, o Parque das Águas em Paraíso conta com áreas verdes espaçosas, trilhas para caminhadas, quadras esportivas e espaços para piqueniques, tornando-o um destino popular para famílias, grupos de amigos e turistas em busca de atividades ao ar livre.

Veja mais:

Comida afetiva, chefs renomados e grandes nomes da música agitam festival gastronômico em Tocantins

Temas relacionados