
Como o tom de amarelo impacta sobre o macarrão? (Foto: Shutterstock/Canva)
Já reparou que, quando você vai ao mercado, é possível encontrar macarrões de diferentes tons de amarelo? Alguns são mais clarinhos e outros trazem um tom bem mais intenso da cor. Muitas pessoas acham que a razão para essa diferença está nos ingredientes - afinal, algumas contém mais ovos e outras não -, mas a verdade é que o motivo é outro - e desconhecido de muitos.
Quando a massa de macarrão é exposta ao ar, o glúten presente na farinha pode oxidar, o que resulta nesta mudança na cor. A oxidação pode causar uma mudança na tonalidade da massa, tornando-a mais amarelada. “A cor da massa de macarrão que você está levando para casa diz muito sobre a qualidade dela. Quando o macarrão é amarelinho, significa que ele foi seco em alta temperatura por um curto período de tempo”, explicou o chef Gabriel Frazão.
E o que esse amarelo intenso significa na prática? “Isso acaba deixando o glúten mais estressado, o que torna a massa um pouco mais difícil de ser digerida”, acrescentou Frazão.
Qual é a melhor massa de macarrão?
Deste modo, segundo o chef, as massas que tem um tom mais suave de amarelo são mais indicadas. “De uma forma geral, a gente pode dizer que quanto mais clarinha a massa, de melhor qualidade ela é”, afirmou.
“Quando a massa é mais clarinha, geralmente é um processo mais artesanal, que demora mais horas e, dependendo, até dias. Isso estressa menos o glúten e torna a massa mais leve e até mais nutritiva”, indicou Frazão.
O que levar em consideração na hora de escolher seu macarrão?
Ao escolher macarrão no mercado, preste atenção à sua composição: prefira opções feitas com semolina de trigo durum, garantindo qualidade. Avalie também o tempo de cozimento indicado na embalagem para garantir que atenda às suas necessidades culinárias.
Outro ponto de atenção é o formato e espessura e o tipo de acordo com o molho que deseja usar. Por exemplo, o macarrão espaguete combina bem com molhos leves à base de tomate, como o marinara, ou molhos à base de azeite e alho, como o aglio e olio. Já o fettuccine cai bem com molhos cremosos, como o Alfredo ou carbonara, e também com molhos de queijo.
O farfalle, conhecido como gravatinha, funciona com molhos mais leves, como pesto ou molhos à base de tomate, devido à sua forma que retém bem o molho. Por fim, verifique a data de validade e armazene corretamente em local fresco e seco após a compra. Sabia da diferença entre estes tipos e cores de macarrão? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre esse prato tão adorado e suas variações!
Veja mais:
- Molho de atum para macarrão é a solução rápida pra quem tá sem ideia de cardápio pro almoço ou jantar;
- Cremoso! Queijudo! Perfeito! Esse Mac and Cheese divino fica pronto em 15 minutos incluindo o tempo de cozimento do macarrão;