• Entrar
  • Cadastrar
Esfiha aberta ou esfiha fechada? Saiba outras diferenças e como fazer essas receitas
A esfiha aberta e a esfiha fechada possuem mais diferenças que você imagina! Descubra quais são e como fazer essas receitas de esfiha deliciosas.

A esfiha aberta é uma receita perfeita para uma jantar entre amigos ou aquela comemoração com a família. Já a esfiha fechada, combina com a hora do lanche, ou com a lancheira das crianças para a escola. Agora, seja qualquer uma das duas receitas de esfiha, o importante é preparar essas delícias! Por isso, saiba no TudoGostoso quais são as diferenças entre elas e como fazer.

Veja a receita de massa de esfiha aberta e fecha e a diferença entre elas Veja a receita de massa de esfiha aberta e fecha e a diferença entre elas

Diferenças da esfiha aberta para a esfiha fechada

Você deve está se perguntando: "ué, mas é claro, uma é aberta e outra fechada". Sim, podemos dizer que isso também é uma grande diferença, óbvio. Mas além dessa CLARA diferença, também podemos apontar o tipo de massa e os recheios "ideais" para cada uma. A massa da esfiha aberta é um pouco mais elástica, parecida com um pão ou uma ciabata, talvez. Já a da esfiha fechada lembra bastante um salgado assado, um pastel de forno, por exemplo. Já em relação ao recheio, a gente indica que você use ingredientes mais sequinhos na esfiha aberta, e ingredientges mais suculentos na fechada. Porque a aberta vai conservar o sabor sem formar líquidos em excesso e a fechada vai manter a suculência, sem deixar ficar seco.

Como fazer esfiha aberta e fechada para a hora do lanche

Receita de esfiha aberta

Ingredientes da esfiha aberta

Massa

1 kg de farinha de trigo

30 g de fermento biológico seco

3/4 de xícara (chá) de açúcar refinado (125 g)

125 ml de óleo de soja

500 a 700ml de água morna

1 colher de (sopa) sal refinado

fubá para polvilhar

Recheio de queijo

700 g de queijo branco amassado

1 xícara de salsinha picada

1 xícara de cebolinha picada

6 colheres (sopa) de creme de leite

1 colher de (chá) fermento em pó

sal a gosto

Recheio de carne

700 g de carne moída

5 tomates picados

1 cebola picada

1/2 xícara (chá) de hortelã

suco de 2 limões

sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Recheios

Junte todos os ingredientes do recheio escolhido. Misture bem, amassando com as mãos e reserve.

Massa

Misture 500 ml de água (reserve o restante) com o fermento e o açúcar e deixe descansar por 10 minutos. Junte a farinha (separe uma pequena parte), o óleo e o sal. Misture com uma colher de pau. A seguir, despeje e sove a massa sobre uma superfície enfarinhada. Acrescente o restante da farinha alternado com a água aos poucos até que a massa fique com aparência homogênea e desgrude das mãos. Deixe descansar por 10 minutos. Após descansar, divida a massa em 2 partes iguais e faça um rolo grosso com cada uma delas. Tome como medida três dedos e corte toda a massa em pedaços iguais. A seguir, faça bolinhas usando o fubá para polvilhar e dar formato a massa. Utilizando os dedos, achate cada bola fazendo laterais altas (como um ninho). Acomode os discos na forma polvilhada com fubá e deixe descansar por 15 minutos. Coloque uma pequena porção de recheio sobre cada disquinho de esfiha. Espalhe o recheio por igual e asse em forno pré-aquecido a 180º C. Sirva quente ou fria.

Receita de esfiha fechada

Ingredientes da esfiha fechada

Massa

1 copo de leite morno

1 copo de água morna

1 e 1/2 tabletes de fermento biológico (ou 25 g)

1 colher (sopa) açúcar

1/2 colher (sopa) sal

1/2 copo de óleo

600 g de farinha de trigo (aproximadamente)

Recheio

350 g carne moída

3 tomates bem picados

1/2 cebola picadinha

suco de 1/2 limão

1 xícara de folhas de hortelã picadas

1 colher de óleo

sal a gosto

Como fazer esfiha fechada

Misture o fermento com o açúcar e o sal. Acrescente os líquidos e o trigo, até desgrudar das mãos. A massa fica elástica e bem fofa. Faça bolinhas (tamanho de ping pong) e coloque numa assadeira untada com óleo. Deixe crescer. Enquanto isso, pique e misture os ingredientes do recheio. Abra cada bolinha com os dedos em superfície untada. Recheie e feche. Regue com óleo antes de levar ao forno. Asse a 180º C até dourar.

Recheios para esfiha aberta e esfiha fechada

Você pode usar diversos ingredientes nos recheios das esfihas. Tanto na esfiha aberta, quanto na fechada, as combinações pode ser as mais diversas. Queijos como minas ou mussarela, além de opções diferentes e vegatarianas como ricota com espinafre ou o famoso frango com catupiri.

Receitas com massa de esfiha aberta

Agora que você aprendeu a preparar uma receita de massa de esfiha aberta, que tal aprender onde usar esse prato? Aqui no site a gente tem várias opções, mas separamos duas para você preparar - uma delas é incrível. Veja os preparos:

Hambúrguer de esfiha aberta

Enroladão de massa de esfiha

Veja mais:

Quer outras receitas de salgado além da coxinha e da esfiha, veja aqui!

Saiba mais sobre as comidas árabes de maneira geral, além da receita de esfiha

Temas relacionados