Aromática e com múltiplas propriedades naturais, essa especiaria se popularizou não apenas como tempero, mas também como chá. Ela é nativa da Europa mediterrânea e é uma rica fonte de ácido pantotênico, niacina, tiamina, ácido fólico e riboflavina, além de fitoquímicos essenciais para um corpo saudável.
Os compostos como flavonóides, terpenos e ácidos fenólicos explicam suas propriedades antioxidantes e a melhora no sistema circulatório. Estudos também apontam seus efeitos na função cognitiva. Será que você já conhece os benefícios do alecrim à saúde?
Suas funções diuréticas e anti-inflamatórias se destacam entre os poderes dessa especiaria, que também ajuda a aliviar dores e a melhorar a digestão, atuando em problemas digestivos como flatulência, distensão abdominal, azia e refluxo. Veja como ela atua no cansaço mental.
Como o alecrim pode ajudar a aliviar o cansaço mental?
O alecrim é conhecido por ser um poderoso estimulante circulatório. O seu consumo regularmente facilita a circulação sanguínea, principalmente no cérebro.
Esse processo desencadeia efeitos diretos sobre processos vitais como concentração, aprendizagem e memória. As folhas de alecrim contêm taninos e vitamina C, que são essenciais para a saúde do cérebro.
O chá de alecrim, por exemplo, pode oferecer múltiplos benefícios à saúde: ele melhora a digestão, tem efeito diurético, combate o cansaço mental e purifica o fígado. Isso porque o alecrim contém antioxidantes que protegem as células contra danos, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e melhoram o estado mental.
Beber chá de alecrim é especialmente útil após atividades extenuantes, como exames ou reuniões de trabalho, devido às suas propriedades relaxantes e revitalizantes.
Saiba como adicionar o alecrim à sua dieta diária
O alecrim pode ser facilmente incorporado à sua dieta no dia a dia como forma de realçar o sabor de pratos e bebidas, mas também agregando benefícios nutricionais de várias maneiras:
-
Chá de alecrim: é simples de preparar e uma ótima infusão para tomar até três vezes ao dia;
-
Óleo de alecrim: ideal para temperar saladas ou marinar carnes, suas propriedades antioxidantes são benéficas e ele ainda realça o sabor dos alimentos;
-
Alecrim fresco ou seco: pode ser adicionado diretamente aos seus pratos, como sopas, ensopados ou pães, agregando sabor e benefícios nutricionais;
-
Smoothies e sucos: as folhas frescas de alecrim não alteram significativamente o sabor das bebidas e incorporam importantente ganhos à sua dieta;
- Infusões em Azeites ou Vinagretes: os ramos de alecrim podem ser adicionados às garrafas de azeite ou vinagre, permitindo-lhe infundir e dar um toque diferenciado às suas preparações.
Veja mais!
Consumido em receitas ou no chá: alecrim é tiro e queda para desconforto respiratório do inverno
Essa substância presente no seu café da manhã ajuda no combate de Alzheimer, segundo novo estudo