Já ouviu falar em lipedema? Trata-se de uma condição crônica que é particularmente comum em mulheres - recentemente a modelo Yasmin Brunet dividiu detalhes de seu diagnóstico com o público. O lipedema é bem diferente da gordura localizada e está relacionado ao acúmulo anormal de gordura em áreas específicas do corpo, como quadris, coxas, joelhos e tornozelos.
Muitas vezes, esse diagnóstico resulta em uma assimetria significativa entre as partes superior e inferior do corpo. O lipedema pode ser influenciado por fatores genéticos e estar associado a alterações hormonais, mas a alimentação é um dos importantes fatores no controle dos principais sintomas.
“Uma dieta balanceada significa incluir todos os grupos de alimentos e fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários. Crie um plano de nutrição que seja rico em proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. A proteína pode ajudar a fortalecer os músculos e apoiar a cicatrização”, indicou a nutricionista Sena Pekşen. Confira a seguir cinco tipos de alimentos que são indispensáveis para quem tem lipedema:
1 - Alimentos anti-inflamatórios:
Quem tem lipedema deve priorizar alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, como frutas e vegetais coloridos, especialmente os de folhas verde-escuras, como espinafre, couve e brócolis. Outras boas opções incluem berries, como mirtilos e morangos, e frutas cítricas, como laranjas e limões.
Nessa lista, entram também os alimentos considerados fontes de ácidos graxos ômega-3 na sua dieta, como peixes gordurosos (salmão, sardinha, cavala), sementes de linhaça, chia e nozes. Os ácidos graxos ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
2 - Alimentos com gorduras saudáveis
Priorize pratos que tenham gorduras saudáveis, como as encontradas em azeite de oliva extra virgem, abacates e oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas. Essas gorduras podem ajudar a reduzir a inflamação e promover a saúde cardiovascular.
3 - Alimentos ricos em fibras
A dieta de quem tem lipedema também deve ter ricos em fibras, como grãos integrais, legumes, feijões e lentilhas. “Os alimentos ricos em fibras melhoram a digestão e regulam os movimentos intestinais, facilitando a eliminação de toxinas do corpo”, explicou a especialista.
4 - Alimentos que são fonte de vitamina C
Em uma alimentação saudável, a vitamina C é um antioxidante poderoso que também ajuda a combater a inflamação. Inclua alimentos ricos em vitamina C na sua dieta, como acerolas - frutas com maior percentual de vitamina C -, pimentões, kiwi, goiaba, morangos e laranjas.
5 - Alimentos probióticos
Os alimentos probióticos, como iogurte natural, kefir e chucrute, podem ajudar a promover um microbioma intestinal saudável, o que pode ter efeitos positivos na inflamação e na saúde geral.
O que não comer quando você tem lipedema?
Por outro lado, é importante limitar ou evitar alimentos que possam contribuir para a inflamação como alimentos processados, açúcares adicionados, gorduras trans e gorduras saturadas em excesso.
“Além disso, beber bastante água e manter-se hidratado também é fundamental para ajudar a reduzir a inflamação e promover a saúde geral”, explicou a especialista. Vale lembrar que o diagnóstico de lipedema deve ser feito por um médico e, em caso de dúvidas mais específicas, é importante consultar um nutricionista para elaboração de um plano alimentar personalizado.
No entanto, é sempre recomendável consultar um médico ou nutricionista antes de fazer grandes alterações na dieta, especialmente se você tiver condições médicas específicas. No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre alimentação e vida saudável.
Veja mais:
- Segundo cientistas, essa é a bebida anti-inflamatória e cheia de benefícios mais fácil de ser feita!
- Dieta popular pode causar danos cerebrais duradouros e afetar a memória, alertam cientistas em novo estudo