Quem não ama boa música, gastronomia, manifestações culturais e festa? E melhor, com entrada gratuita! Se você gostou da ideia, está convidado a participar do Viva Forró, evento realizado pela Secretaria de Cultura de Macaé, RJ, com o objetivo de celebrar o forró e a cultura nordestina em Maricá.
A promessa é reunir Música, cordel, repentes, maracatu, feira e gastronomia nordestina em homenagem ao dia Nacional do Forró”, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá. Com entrada gratuita, o evento acontece no sábado (09/03), das 10h às 22h.
Idealização do projeto
De acordo com o músico percussionista Diogo Saddock, idealizador do projeto, o “Viva Forró” tem o propósito do fortalecimento desta cultura que está expressiva em todo o estado do Rio de Janeiro.
“O forró faz parte da cultura nordestina e, por isso, a programação foi pensada com atrações que incluem, claro, o ritmo, mas também outros atrativos da manifestação cultural do Nordeste, que é muito rica em nosso país”, explica Diogo, morador de Maricá e músico participante de bandas de forró da cidade.
O evento “Viva Forró” contempla, em sua programação, a 3ª edição do “Projeto Olhar Nordestino”, projeto Iguaçuano coordenado pelo Instituto de Tradições Nordestinas e Populares, que pela primeira vez passeia por Maricá.
Cordel, oficina de forró e apresentações fazem parte da programação
A princípio, o “Viva Forró” seria realizado em dezembro, para a comemoração do Dia Nacional do Forró, mas a data acabou sendo alterada para março deste ano. Na programação, artistas de Maricá e de outras cidades se encontram para homenagear o ritmo nordestino.
O evento começa com as apresentações de Cordel, com o morador de Maricá Edmilson Santini, às 11h; Oficina de Forró, às 12h; o repente de Miguel Bezerra, às 13h; e o Tambores do Iguassú, às 14h.
Nas apresentações musicais, o grupo Pimenta do Reino, que se apresenta às 20h30, vai fazer uma homenagem ao saudoso artista Manhoso, que foi morador de Maricá.
Também sobem ao palco o Trio Guarapina, liderado por Diogo Saddock, às 19h; Beto Souza, às 17h30; e o trio Baião de Binguá, às 16h.
Confira a programação completa
10h – Abertura da feira nordestina
11h – Cordel com Edmilson Santini
12h – Oficina de Forró com Thiago Silva e Jessica Camargo
13h – Repente com Miguel Bezerra
14h – Tambores de Iguassú
Shows
16h – Baião de Binguá
17h30 – Beto Sousa
19h – Trio Guarapina
20h30 – Pimenta do Reino homenageando Manhoso
Veja mais:
Comida nordestina: 31 receitas típicas de cuscuz, moqueca, caranguejo e outras delícias do Nordeste