Todo 31 de dezembro é igual. A contagem regressiva do fim do dia chega em zero, os fogos de artifício estouram no céu, as simpatias de ano novo são feitas e as garrafas de champagne são abertas para brindar o início de um novo ciclo. É uma tradição festiva que não tem como ficar de fora, mas e se você desse uma incrementada com uma bebida especial?
Você pode fazer várias receitas de drinks refrescantes para o Ano-Novo, mas não tem nada como aproveitar o próprio champagne para fazer a bebida perfeita para a virada. Por isso, veja no TudoGostoso como fazer o drink de Ano-Novo que vai virar sua nova tradição.
Deixe o champagne mais especial para virada com este drink de Ano-Novo
O drink de Ano-Novo é a bebida que incrementa o champagne
Por que brindamos o Ano-Novo com champagne?
Brindar o Ano-Novo com champagne é um costume tão popular quanto comer certos alimentos na ceia para ter sorte, ao ponto que a gente nem questiona muito. Mas o brinde com a bebida espumante não tem nada a ver com sorte ou azar e sim com a celebração de uma grande festa coletiva.
Desde séculos atrás, na Europa, era comum comemorar uma festa com vinho. Embora o vinho já fosse exclusivo da alta sociedade, o champagne tinha um status ainda mais elevado. A cor dourada, as bolhas agitadas só davam mais aparência de produto de luxo e, por isso, era reservado para grandes eventos. Como uma das maiores festividades do ano, a virada do Ano-Novo se tornou a data certa para abrir algumas garrafas da bebida sofisticada e brindar.
Qual a diferença entre champagne e espumante?
Espumante e champagne são bem parecidos e por um bom motivo. Na realidade, o champagne verdadeiro é um tipo de vinho espumante que segue regras rígidas de produção e deve, obrigatoriamente, ter sido fabricado na região de Champagne, no nordeste da França.
Qualquer outra bebida espumante de outra região, mesmo que use os mesmos processos, não pode ser chamada de champagne. Por isso, o que nós costumamos chamar popularmente aqui de “champagne” ou “champanhe”, na versão da palavra em português, é na realidade um espumante.
Isso não quer dizer que a bebida seja inferior. Existem vários espumantes deliciosos para você brindar a virada, a única diferença é que não encontrará “champagne” no rótulo. E se você tem curiosidade em beber um champagne legítimo, vai preparando a carteira porque a bebida importada da França custa facilmente centenas ou até milhares de reais.
Champagne é uma versão ainda mais luxuosa do espumante que costumamos beber no Ano-Novo
Por que fazer um drink com champagne na festa da virada?
O champagne e o espumante são bebidas clássicas da virada. Beber qualquer uma delas na virada é uma ótima maneira de começar o ano. Mas qualquer festa pode ser incrementada com um drink diferente com ainda mais sabor. Assim como a caipirinha original é a melhor forma de beber cachaça, o drink de Ano-Novo é uma maneira ainda mais gostosa de beber o seu champagne ou espumante.
A receita aproveita o clássico vinho espumante e dá uma repaginada na bebida que nem parece fazer diferença na aparência, mas tudo muda quando você dá o primeiro gole. Como é um preparo muito simples, vale a pena experimentar um copo do drink de Ano-Novo além de apreciar a bebida pura.
Como fazer o drink de Ano-Novo especial?
A receita do drink de Ano-Novo é pensada na medida para uma taça. Para fazer para a galera, basta multiplicar as quantidades na proporção desejada. E não se preocupe em usar um champagne francês legítimo, você pode usar qualquer espumante que goste no lugar.
Ingredientes do drink de Ano-Novo
25 ml de licor de pêssego
50 ml de suco de maçã
champagne para completar o copo
gelo em cubos a gosto
morango para decorar
Modo de preparo do drink de Ano-Novo
Para fazer o drink, coloque o licor, o suco e o gelo em uma coqueteleira e sacuda bastante para misturar bem. Se você não tiver uma coqueteleira em casa, a dica é improvisar com dois copos resistentes com boca larga para encaixar um no outro e segurar bem firme.
Quando estiver bem misturado, a bebida na coqueteleira estará com uma mistura dos tons amarelados quase dourados do licor e do suco. Despeje a mistura pronta sem o gelo em uma taça.
Complete a taça com o champagne ou espumante de sua escolha. Como os três ingrediente têm cores similares, o tom final do drink não foge muito do próprio espumante, só que a bebida terá muito mais sabor.
Para finalizar, corte uma fatia fina de morango e coloque por cima de tudo. Ela ficará flutuando como uma flor enquanto dá uma nota adocicada complementar para o seu drink de Ano-Novo.
https://www.youtube.com/watch?v=Dvv3aL43it4
Veja mais:
Clericot ou sangria de vinho branco? Aprenda como fazer essa bebida refrescante para as festas de fim de ano
O segredo para gelar bebidas mais rápido usando um ingrediente barato que você já tem em casa
O que não pode comer na virada do ano? Descubra quais alimentos dão azar se consumidos no dia 31