Cozinhar em um ambiente mal organizado pode causar um estresse muito grande na gente, ainda mais se for um local pequeno. Por isso, existem diversas técnicas de decoração e organização para facilitar a vida de quem tem cozinha pequena. As cozinhas pequenas podem ser muito versáteis se forem organizadas da maneira certa. Quer aprender como arrumar melhor a sua cozinha? Confira no TudoGostoso 8 dicas de organização para ganhar espaço na sua cozinha pequena!
A sua cozinha pequena pode ser charmosa e funcional, basta seguir as dicas do TudoGostoso de como organizá-la
Dicas de organização para cozinha pequena
1. Invista em armários planejados
Os armários planejados são as melhores opções para quem tem cozinha pequena, porque dessa forma é possível aproveitar cada cantinho da cozinha. Utilize as paredes para colocar bastante armário, principalmente os suspensos. O ideal é colocar armário até o teto para otimizar todo o espaço de cozinha. Nas partes mais altas, que não são facilmente alcançadas, coloque os itens que não são usados no dia a dia, como as louças de festa, panela de fondue, petisqueira etc.
2. Use e abuse das paredes
Existem mil e uma maneiras de utilizar os espaços nas paredes para organizar melhor a sua cozinha pequena. Pequenas prateleiras e nichos podem ser usados para colocar temperos e mantimentos usados com mais frequência. Ganchos, barras de ferro e ímãs de parede também são a aposta para uma cozinha organizada: você pode pendurar os talheres maiores, as facas de cozinhar, as xícaras de café e até as frigideiras mais usadas. Assim, você ganha espaço nos armários para outros itens.
Os armários suspensos e os nichos nas paredes são aliados na hora de organizar uma cozinha pequena
3. Grades e aramados dentro dos armários
Uma maneira de organizar melhor os armários é investindo em grades e aramados para organizar melhor os pratos, pires, bowls, canecas e copos. Esse tipo de item permite criar andares dentro do armário, otimizando o espaço. Isso também facilita no dia a dia, porque empilhar bowls, às vezes até em cima de pratos, pode fazer com que eles quebrem na hora de retirar do armário ou na hora de guardar.
4. Porta-talheres e divisórias nas gavetas
As gavetas são o terror da cozinha organizada, porque elas são muito difíceis de manter arrumadinhas. Por isso, o ideal é investir em porta-talheres e divisórias, para garantir que será fácil mantê-las organizadas. É fácil montar divisórias em casa, você pode usar isopor e cortar no tamanho desejado. O papel contact pode ajudar a dar uma finalização mais bonita às divisórias caseiras!
Porta-talheres e divisórias vão salvar a sua vida na hora de arrumar as gavetas da cozinha
Também é importante separar as gavetas de acordo com prioridades, e os talheres de cozinhar devem ficar separados dos talheres de comer, porque eles ocupam mais espaço. Além disso, tenha em mente ter ao alcance fácil apenas o que você usa com frequência. Talheres diferentes e específicos podem ser armazenados em outros locais.
5. Caixas organizadoras
As caixas organizadoras são indispensáveis na organização de qualquer cômodo da casa, e isso não poderia ser diferente na cozinha. Seja para organizar os alimentos na despensa ou na geladeira, seja para organizar os itens de cozinha, elas vão facilitar a sua vida. Você pode até reutilizar embalagens de alimentos, como potes de sorvete. Os potes menores, como de requeijão, são ideais para gavetas na hora de organizar as miudezas de cozinha como arames, abridor de lata e garrafada, funil etc.
6. Organize em potes iguais
Na hora de guardar alimentos, aposte nesta dica do TudoGostoso: jogue todas as embalagens dos seus mantimentos fora e guarde-os em potes herméticos iguais. Os potes de mesmo tamanho facilitam na organização da despensa e ainda fica mais prático de visualizar. Massas secas, farinha, achocolatado, leite em pó, amido de milho etc são exemplos de mantimentos que podem ter suas embalagens descartadas.
Colocar os seus mantimentos em potes de mesmo tamanho ajuda a organizar melhor a despensa
7. Saiba escolher os eletrodomésticos
Na hora de comprar os eletrodomésticos, tenha em mente aparelhos que sejam funcionais e não muito grande. Além disso, é importante ter consciência da necessidade do dia a dia para não deixar sua cozinha muito atravancada e fazendo com que você perca espaço de bancada. Alguns eletrodomésticos como os multiprocessadores são versáteis porque já vem com o copo de liquidificador incluído, impedindo que você tenha diversas bases guardadas no armário. O liquidificador individual também é uma ótima ideia para quem possui cozinha pequena.
8. Panelas e potes guardados abertos
Muita pessoas costumam guardar as panelas e potes fechados com suas respectivas tampas, porém isso ocupa muito mais espaço de armário. Se a sua cozinha for pequena, o melhor método é empilha-los e guardar as tampas em um organizador de tampa, em pé. Um antigo escorredor de pratos pode ser reutilizado para guardar as tampas e até frigideiras.
Dica extra: Para evitar que o antiaderente a panela estrague, basta guardar as panelas separadas por uma folha de papel-toalha.
Empilhar as panelas e potes é a melhor forma de guardá-los e poupar espaço de armário
Veja mais:
Armário modulado para a cozinha: o que é e quais as vantagens
Cantinho do café: 6 itens perfeitos para montar uma área aconchegante e confortável