Cá entre nós: panetone é uma das maiores delícias do Natal — ok, vai, ele pode dividir o pódio com a rabanada também. Mas o que muita gente não sabe é que esse pãozinho especial com frutas cristalizadas pode surpreender: já experimentou a coxinha de panetone?
Já existem 0 brigadeiro de panetone, o pudim de panetone e o bolotone, e agora, chegou a coxinha de panetone! Não faz ideia de como é feita? Veja a seguir!
Coxinhas
Ingredientes da coxinha de panetone
Massa
250 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
50 g de margarina
500 ml de leite
1/2 lata de creme de leite
canela em pó a gosto (opcional)
essência de panetone a gosto
ovos e farinha de rosca para empanar
Recheio (2 opções)
frutas cristalizadas a gosto e geleia de fruta com o sabor de sua preferência
gotas de chocolate a gosto
Porção de coxinhas
Modo de preparo
Em uma panela em fogo médio, coloque a margarina e o açúcar e vá mexendo por cerca de 2 minutos. Após esse tempo, acrescente o leite e vá mexendo até derreter por completo o caramelo.
Em seguida, adicione o creme de leite e a farinha de trigo e continue mexendo até formar uma massa lisa e homogênea que desgrude do fundo da panela. Nesse momento, adicione também a essência de panetone e a canela. Com a massa pronta, retire-a do fogo e deixe esfriar.
Após estar fria, pegue uma porção da massa, abra-a na palma da mão, coloque um pouco da geleia e das frutas cristalizadas (ou as gotas de chocolate) e feche, formando uma coxinha.
Com todas as coxinhas recheadas e prontas, hora de empanar! Passe-as pelos ovos batidos e, em seguida, pela farinha de rosca. Após isso, basta levá-las para fritar em óleo quente até ficarem douradas. Utilize uma escumadeira para te ajudar nessa hora, hein?!
Após isso é só colocá-las sobre um papel-toalha e voilà: um gostinho do Natal em formato de coxinha! Você ainda pode brincar fazendo diferentes combinações de recheios, deixando esse aperitivo ainda mais gostoso.
Coxinhas servidas em um cone de papel