
Truques bizarros do mercado publicitário vão de "caramelo de óleo de motor" a hambúrguer com absorvente. (Crédito: Fabiano Zig / Pavê Estúdio / Divulgação)
Você já deve ter ouvido falar que a publicidade te enganou a vida inteira ao fazer comerciais de sorvete fake, produzido à base de purê. Mas a história de "maquiar" a comida para deixá-la mais apetitosa nas fotos é muito mais longa e nem tão ruim quanto parece.
O TudoGostoso entrevistou uma food stylist que explicou o motivo dessas artimanhas e revelou truques bizarros usados para fotos e vídeos publicitários. Mas já fique ciente que a lista de ingredientes incomuns vai muito além do purê de batata para simular um sorvete. É possível encontrar absorvente dentro do hambúrguer, criar uma calda de caramelo com óleo para motor e até besuntar o peru com detergente!
X-absorvente
Durante as fotos de campanhas para aquele hambúrguer suculento, é fundamental que a carne pareça fresca e apetitosa. Para isso, a proteína animal não pode ser cozida. Ela apenas é selada para ficar douradinha. Acontece que mesmo assim a água contida no alimento pode começar a vazar, molhando o pão e estragando a beleza do sanduíche cenográfico. A solução? Colocar um absorvente entre o pão e a carne.
Outro truque usado na publicidade é montar o sanduíche de um lado só. "A gente monta sempre um lado bonito e no outro nem precisa ter nada. O que importa é o lado que vai aparecer na imagem", explica a food stylist Luisa Paiva, do Pavê Estúdio. Para segurar o lado vazio, são usados palitos para firmar o pão com o recheio na ordem certa.
Muito além do sorvete de purê
Ainda que a técnica de simular sorvete com o purê de batata seja utilizada, existe outra forma de fazer a sobremesa cenográfica. A receita leva gordura hidrogenada, glaçúcar e corante alimentício.
"Você faz uma massa quebradiça com aquilo. Fica bem na consistência do sorvete. Dá para fazer a bola toda rachadinha, dá para fazer a saia da bolinha, aquela coisinha que fica em volta do sorvete. Ele fica perfeito e não derrete", detalha a profissional.
Mas há empresas que exigem que o seu produto seja usado de verdade, sem maquiagem ou ficção. Nessas horas, os truques podem entrar em cena para ajudar a viabilizar as campanhas. No caso do sorvete, Luisa afirma que é preciso um preparo anterior das bolas para que a consistência fique bem firme.
Depois, o esforço tem que ser coletivo para que a gravação ocorra antes de o produto derreter, o que é bem desafiador já que os espaços costumam ficar bem quentes por causa da iluminação potente.
O truque mais bizarro de todos
Óleo para motor no lugar daquela calda gostosa de caramelo. Já imaginou? Pois é, a ficção alimentícia é uma realidade que acontece nas gravações publicitárias. Segundo a profissional de gastronomia dos sets, o produto tem uma cor de calda, mas é ainda mais brilhante. "Sua consistência ajuda a deixar umas gotas bem bonitas na hora em que você põe ele para escorrer. Gostoso, né, uma pilha de panqueca com óleo de motor?", brinca a food stylist.
Nem a salada escapa
As folhas bonitas de uma salada talvez sejam as mais trabalhosas para um estúdio de filmagem e fotografia publicitária. Tudo por causa do calor das lâmpadas, que vão murchando as hortaliças com o passar do tempo. Então o cuidado tem que ser redobrado! Mas quando o assunto é truque, nem as saladas ficam de fora. Para ficarem armadas e não irem desmoronando umas sobre as outras, o purê de batata vira uma caminha para que as folhas sejam encaixadas.
Peru com detergente
Muito comuns nas campanhas e nas receitas de Natal, o peru é protagonista também no set de gravações de um comercial. A ave aparece sempre linda, com um brilho maravilhoso, mas que nem sempre é de verdade. Claro que mel e suco de laranja podem ser utilizados para dar viço. Mas às vezes o detergente entra no jogo.
"O peru não pode ficar tão gorduroso por causa da pele, que não pode rachar, nem ficar com uma gordura rançosa em cima. Então a gente faz uma mistura de corante com detergente e pincela em cima para ele ficar com aquela crosta bonita. Mesmo assim é bem difícil deixar bonito, é um desafio", conta.
Aliados do truque
A cola é muito amiga dos food stylists. Se passam por leite em comerciais de cereais para evitar que o alimento afunde, mas também ajudam a deixar a batata frita bem fixa na caixinha, dando uma cara atraente à iguaria.
Outras ferramentas bem usadas pelos profissionais que trabalham com comida nos sets de filmagem são os maçaricos, que selam e douram os alimentos, alfinete, algodão, pistola de ar, pinças e pincéis. Mas instrumentos de dentista vez ou outra migram de área. Há ainda a possibilidade de simular gotinhas nos alimentos com a glicerina líquida ou o uso do borrifador.
Veja mais:
Purê não é só de batata: 9 receitas de purês diferentes para sair da rotina
Como abrir pote de vidro em segundos e sem esforço: aprenda o TRUQUE IMPRESSIONANTE
Sorbet é sorvete? Descubra como fazer esse doce refrescante que é a cara do verão