• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer Tablito: o sorvete e o picolé que todos amam de um jeito mais barato. Aprenda já as receitas!
Dia quente e não sabe o que comer? Confira no TudoGostoso as dicas e as receitas para aprender como fazer Tablito em casa mesmo.

Quando vai se aproximando do verão e as temperaturas vão subindo, a gente sabe que você vai atrás daquelas receitas mais refrescantes. E sorvete e picolé estão no topo dessa lista, com certeza. Ainda mais quando falamos de um picolé/sorvete tão famoso e gostoso quanto o Tablito! Com uma casquinha deliciosa por fora, e um recheio cheio de sabor por dentro, ele é a escolha perfeita para te refrescar. Por isso, confira as dicas e descubra no TudoGostosocomo fazer Tablito em casa, de um jeito fácil e barato.

Como fazer Tablito caseiro: confira as dicas e as receitas para se refrescar no calor

Veja como fazer Tablito aí na sua casa Veja como fazer Tablito aí na sua casa

O que é o Tablito?

O Tablito é um picolé ou sorvete que faz muito sucesso, principalmente nos dias mais quentes. Ele é feito com uma parte de fora de chocolate branco crocante e um recheio de sorvete de creme que, por dentro, ainda conta com um pouquinho de chocolate preto ao leite.

Quando foi lançado o Tablito?

O Tablito foi lançado nos anos 90 e, mesmo depois de tantos anos, o picolé continua fazendo sucesso. Tanto que, hoje em dia, você consegue achar o Tablito de mais de uma maneira. Além da versão do picolé, você já encontra a versão de sorvete de pote e até com recheio de creme de avelã.

Como fazer Tablito caseiro

É claro que por ser um picolé muito famoso e muito gostoso, é fácil encontrar o Tablito em mercados, bares, restaurantes e etc. Mas nada mais gostoso do que o gostinho caseiro, né? E a gente te jura - e prova que é possível fazer essa receita de uma maneira fácil, em casa mesmo. Confira as duas maneiras de preparar o Tablito caseiro, sorvete ou picolé!

Sorvete

Ingredientes

  • 500 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 colher (sopa) de liga neutra
  • 1/2 colher de emulsificante
  • 1 barra de chocolate preto ao leite
  • 200 g de amendoim torrado sem sal

Modo de preparo

Em uma batedeira potente, coloque os 4 primeiros ingredientes. Bata bem e leve para o freezer por algumas horas. Coloque a mistura gelada de volta à batedeira e bata novamente. Junte o emulsificante e continue batendo (fique de olho na sua batedeira, a massa do sorvete é bem resistente). Depois, coloque o sorvete no recipiente que vocÊ irá armazenar e junte o amendoim e o chocolate. Misture tudo muito bem, leve para gelar e sirva o seu Tablito quando quiser!

Picolé

Ingredientes

  • 1 xícara de leite em pó
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (chá) de emulsificante ou 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 2 barras de chocolate preto ao leite derretido
  • 2 barras de chocolate branco derretido
  • amendoim sem sal triturado

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque os 4 primeiros ingredientes e bata até formar uma massa cremosa. Em forminhas de picolé (o ideal é que as forminhas tenham aquele espaço para rechear), coloque a massa pronta do sorvete de creme. Lembre-se de rechear só até a metade, porque você vai colocar o item para fazer o espacinho no meio. Depois de enformar direitinho, leve ao freezer por algumas horas. Retire do freezer, tire a tampinha e recheie o meio com o chocolate preto derretido. Coloque mais um pouco do sorvete de creme por cima e enfie o palitinho. Leve novamente no freezer e deixe endurecer de novo. Enquanto isso, misture o chocolate branco com o amendoim em um recipiente que o picolé possa ser mergulhado. Retire o picolé do freezer, retire da forma e mergulhe no chocolate branco. Deixe reservado até endurecer (na geladeira, fora da geladeira ou no freezer). E pronto!

Dicas para o seu Tablito caseiro

Se você não possuir a forminha com o espaço para rechear, você pode usar dois copinhos descartáveis. Coloque a massa do sorvete na metade de um copinho e coloque o outro dentro, com algum peso dentro. Além disso, você pode usar castanha de caju no lugar do amendoim, para dar a crocância.

Veja mais:

Picolé sem forminha: truque prático e surpreendente

Picolé de frutas: receitas refrescantes e coloridas para espantar o calor

Temas relacionados