• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer biscoitos de Natal? Essa receita natalina vai encantar toda a família

Os biscoitos amanteigados de Natal podem ser utilizados como decoração da mesa da ceia ou lembrancinha para os convidados. Veja como prepará-los de um jeito fácil e econômico. 

Aprenda a fazer deliciosos biscoitos amanteigados para o Natal em família. (créditos: Shutterstock) 

Os biscoitos de Natal são um clássico das festas de fim de ano perfeitos para enfeitar a mesa da ceia e presentear pessoas especiais. Segundo alguns historiadores, o costume de preparar essas delícias começou na Itália, onde os adultos faziam biscoitos amanteigados para distribuir às crianças na manhã do dia 25 de dezembro. Com o passar dos anos, foram surgindo diversas receitas com sabores variados e formatos divertidos. O melhor de tudo é que eles são superfáceis de fazer e levam poucos ingredientes. Se você quiser, ainda pode vender os biscoitos temáticos para ganhar uma graninha extra no fim do ano.

Se você quer surpreender sua família e amigos com deliciosos biscoitos de Natal, o TudoGostoso separou uma receita simples e saborosa que rende diversas unidades.

Como fazer biscoito de Natal decorados

Ingredientes:

  • 200 gramas de manteiga
  • 210 gramas de açúcar
  • 2 ovos
  • Extrato de baunilha
  • 420 gramas de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

  1. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira ou liquidificador até formar um creme branco. Em seguida, adicione os ovos e o extrato de baunilha e bata novamente até incorporar todos os ingredientes.
  2. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente a farinha de trigo. Mexa com as mãos delicadamente até formar uma massa homogênea. Se perceber que a massa está grudenta, polvilhe mais um pouco de farinha de trigo.
  3. Abra a massa com um rolo até que ela fique com uma espessura de 1 centímetro. Corte os biscoitos com moldes da sua preferência. Depois, transfira os biscoitos para uma assadeira untada e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 10 minutos.
  4. Quando os biscoitos estiverem com as bordas douradas, coloque-os em uma outra assadeira para esfriarem antes de decorar.

Como decorar biscoitos de Natal: criatividade é o ponto chave!

Você pode decorar o biscoito de Natal de diversas maneiras. A opção mais simples é usar o glacê real, uma mistura feita com clara de ovo e açúcar de confeiteiro. Basta bater os ingredientes em velocidade baixa até formar um creme suave de textura firme. Para fazer versões coloridas, use corante alimentício, de preferência em gel, e misture com uma espátula ou fouet até que a cor fique uniforme.

Depois que o glacê estiver pronto, é só colocá-lo em um saco de confeiteiro e decorar. Você também pode adicionar confeitos e granulados para trazer mais cor para seus biscoitos. Após a decoração, espere o glacê secar e, então, guarde os biscoitos em um pote hermético.

os biscoitos caseiros duram cerca de 20 dias fora da geladeira. Porém, quanto mais fresco, mais gostoso eles ficam. Por isso, o ideal é prepará-los um dia antes do consumo para que eles permaneçam crocantes e deliciosos.

Veja também:

Aperitivos para a ceia de Natal: ideias práticas e deliciosas

Temas relacionados