Existem certos truques e curiosidades que levamos décadas para descobrir. É o caso do uso adequado dos saleiros, que são projetados de forma a proporcionar a retirada do sal com maior facilidade - mas pouca gente conhece esse uso.
É isso mesmo! Você sabia que o fundo do saleiro tem uma função prática que poucos conhecem? Muitas pessoas ficam frustradas quando o sal fica grudado e não sai com facilidade. A solução? Aquelas pequenas ranhuras no fundo do saleiro!
Truque para usar o saleiro
Sabe o fundo dos saleiros, que tem ranhuras e linhas que ninguém sabe para que servem. Bem, elas foram projetadas para raspar levemente o fundo, ajudando a soltar o sal acumulado por umidade, por exemplo.
Ao esfregar o fundo do saleiro, com outro saleiro, um talher ou até com as unhas, as ranhuras ajudam a liberar os grãos de sal, tornando-o mais fácil de polvilhar sobre o alimento. É uma função simples, mas extremamente útil que muitos ignoram ao lidar com saleiros no dia a dia.
Isso acontece porque essas ranhuras funcionam como uma ferramenta para "destravar" o sal quando ele começa a grudar, especialmente em ambientes mais úmidos, como cozinhas. A maioria das pessoas acaba batendo o saleiro na mesa ou tentando despejar com força o sal, mas a solução está bem ali no fundo do objeto.
Especialistas em utensílios de cozinha recomendam observar esse detalhe ao adquirir saleiros. Além de ser uma questão estética, as ranhuras têm esse propósito prático que facilita a vida na cozinha, sem necessidade de truques complicados ou alterações no produto.
Por que o sal fica úmido?
O sal é um ingrediente que atrai muito, mas muito mesmo, a umidade. Por isso, ele, uma hora ou outra, vai acabar se ligando fortemente às gotículas de água que estão no ar - principalmente quando falamos dos dias mais úmidos. Assim, com o tempo, o sal de dentro do saleiro vai ficando cada vez mais duro e empedrado.
Outra dica para lidar com isso, além dessa que ensinamos acima, é colocar uma pequena quantidade de grãos de arroz crus junto do sal no saleiro. O arroz acaba "roubando" essa umidade e impedindo que o sal fique molhado, além disso, ao balançar o saleiro, os grãos de arroz ajudam o sal a se misturar com mais facilidade, impedindo que ele grude.
Lembrando que, para conservar o sal, o ideal é sempre usar recipientes bem fechados e de vidro. Além disso, deixe em ambientes secos e arejados, assim você evita que a umidade se forme com mais facilidade, deixando o sal molhado e entupindo seu saleiro.
Truque infalível de chef para dosar o óleo e o sal para você nunca mais errar a medida nas receitas
Esse truque de cozinha vai mudar a sua vida e você só precisa de água fervente!