• Entrar
  • Cadastrar
Com esse adubo caseiro o seu pé de jabuticaba vai explodir de tantos frutos: aprenda também como cultivar, regar e podar a jabuticabeira
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Especialista em jardinagem ensina uma receita de adubo para fazer a sua jabuticabeira frutificar o ano todo: 'Essa misturinha é mágica'

Com esse adubo caseiro o seu pé de jabuticaba vai explodir de tantos frutos: aprenda também como cultivar, regar e podar a jabuticabeira

Com o adubo certo, sua jabuticabeira vai explodir de frutos o ano todo (Reprodução: @SpagnholPlantas1)

A jabuticaba é uma fruta adorada por muita gente, não apenas pelo seu sabor único, mas também pelos seus diversos benefícios, e também por quem busca uma árvore decorativa para o jardim.

O que talvez muita gente não sabe é que é possível cultivar a jabuticabeira dentro de um vaso, na sua casa. Porém, para garantir que a árvore se desenvolva bem e produza muitos frutos, é importante seguir algumas orientações e cuidados específicos.

Uma das características mais interessantes é a forma como ela frutifica. Diferente de outras frutíferas, que produzem flores e frutos nas pontas dos galhos, a jabuticabeira desenvolve seus frutos diretamente no caule.

Se você já se convenceu de cultivar uma jabuticabeira em casa, confira dicas essenciais para ela explodir de frutos.

Qual é a jabuticabeira ideal para plantar em vaso?

Enquanto as jabuticabeiras tradicionais podem atingir até 15 metros de altura e demorar até 10 anos para começar a frutificar, a jabuticabeira híbrida é uma opção ideal para quem deseja cultivá-la em vaso. Ela começa a dar frutos a partir do terceiro ano de cultivo, sendo mais compacta e fácil de cuidar.

Se você deseja cultivar uma jabuticabeira híbrida em vaso, siga as dicas do especialista em jardinagem Murilo Soares (Spagnhol Plantas):

1. Onde plantar: a jabuticabeira precisa de bastante luz solar para se desenvolver adequadamente. Prefira um local onde ela receba pelo menos 4 horas de sol diário, pela manhã ou à tarde.

Embora ela também se desenvolva em áreas de meia-sombra, a frutificação pode ser comprometida sem luz solar suficiente.

2. Regagem e umidade: essa frutífera adora umidade e precisa de água em abundância. Se você estiver cultivando-a em vaso, pode oferecer mais água do que as plantas ornamentais tradicionais.

Contudo, é fundamental garantir que o vaso tenha boa drenagem, para que a água não fique acumulada, o que pode causar o apodrecimento das raízes.

3. Adubação: para garantir uma frutificação abundante e vigorosa, a adubação é fundamental. O especialista recomenda utilizar um adubo orgânico, que libera nutrientes de forma gradual. Uma receita simples e eficaz inclui:

Misture bem esses ingredientes e aplique a cada 3 meses, ao longo de todo o ano. Isso proporcionará à jabuticabeira os nutrientes necessários para se desenvolver de forma saudável e produzir muitos frutos.

4. Remoção de plantas competidoras: evite o crescimento de ervas daninhas ao redor da jabuticabeira. Essas plantas competem por água e nutrientes, prejudicando o crescimento da árvore. Remova o mato com cuidado, especialmente em vasos, onde o espaço para as raízes é limitado.

5. Poda de arejamento: a poda não deve ser excessiva, pois a jabuticabeira não gosta de podas radicais. No entanto, você pode fazer uma poda leve para arejar a copa e permitir que a luz chegue aos galhos internos. Evita a poda de galhos grossos e semi-grossos.

"Essa misturinha é mágica", garante especialista

Com esses cuidados, sua jabuticabeira híbrida pode começar a frutificar já no terceiro ano e continuar produzindo frutos por todo o ano, exceto no inverno, quando o frio pode retardar a frutificação, afirma Murilo Soares.

Ele acrescenta, no entanto, que o adubo orgânico não faz efeito da noite para o dia, é preciso esperar uns 60 dias para ele começar a demonstrar uma ação.

Com a receita desse adubo, ele garante que a sua jabuticabeira vai explodir de frutos: "Vocês não imaginam o milagre que é essa misturinha, ela é mágica!".

Veja mais!

A folha da amora tem poder: aprenda como preparar o potente chá e veja os benefícios se consumir regularmente

Os melhores lugares da casa para colocar a zamioculca, conhecida como a planta da fortuna!

Temas relacionados