• Entrar
  • Cadastrar
Bolo simples e fofinho de iogurte natural com uva: que tal esse bolinho pra variar o cardápio?

Muito molhadinho e suave, essa é a receita de bolo diferente que te salva em qualquer situação de necessidade de um docinho, de um café da tarde até uma festa

Esse bolo fica muito molhadinho sem precisa de calda (Créditos: Instagram @familiapessoatardivo)

Tudo bem que as receitas de bolo simples são tantas que dá para fazer um novo por semana sem repetir por anos. Mas você já experimentou um bolo de iogurte natural com uva? A uva é muito usada em sobremesas principalmente na decoração ou com chocolate como no bombom de uva na travessa, mas pouca gente dá o carinho que um bolo de uva merece, ainda mais nessa receita particularmente fofinha e molhadinha!

A base dessa receita é de um bolo de iogurte simples, que usa o iogurte natural no lugar do leite para dar mais cremosidade. Mas o grande diferencial dessa receita do Paulo Tardivo são as uvas no meio da massa, que deixam a massa mais molhadinha, colorida e saborosa! Aprenda no TudoGostoso como fazer esse bolo simples de iogurte com uva tão fácil que você vai querer fazer para ontem!

Como fazer o bolo de iogurte natural com uva?

Essa receita de bolo é muito prática, você não precisa de liquidificador e nem de batedeira. Dá para bater a massa na “mão” com um fouet ou mesmo um garfo e não demora nem na hora de assar!

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1/4 xícara óleo
  • 1 xícara açúcar
  • 1 xícara farinha de trigo
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
  • 1 cacho uva roxa sem sementes

Modo de preparo

  1. Em um tigela, coloque os ovos e mexa de leve com um fouet até a gema e clara se misturarem.
  2. Adicione o açúcar e bata ainda com fouet até ficar com textura cremosa e um amarelo mais claro.
  3. Coloque o óleo e mexa para incorporar.
  4. Faça o mesmo adicionando o iogurte natural e mexendo depois.
  5. Bote metade da farinha, misture, e depois a outra metade para incluir na massa aos poucos. De preferência peneire a farinha antes se quiser que o bolo fique bem leve.
  6. Coloque então o fermento químico e a essência de baunilha e misture mais. Pode usar outras essências se quiser, como essência de amêndoas ou laranja. O bolo é bem neutro, só certifique-se que combina com o sabor das uvas.
  7. Quando a massa estiver bem lisinha e uniforme, adicione as uvas de um cacho e mexa um pouco só para espalhar na massa.
  8. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Dica: use açúcar em vez da farinha para fazer uma casquinha bem saborosa.
  9. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC por cerca de 30 a 40 minutos ou até ver que a massa ficou douradinha em cima.
  10. Desenforme. Como as uvas acabam ficando mais no fundo da massa, ao desenformar elas aparecem por cima colorindo todo o bolo. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima antes de servir.


Veja mais:
Aprenda o segredo do bolo caseiro que não sola e fica bem fofinho
Torta bombom de uva com brigadeiro branco e biscoito Oreo... Precisa falar mais alguma coisa?
Esse bolo de morango molhadinho com recheio de 4 leites e cobertura de nata com suspiros virou o bolo oficial de aniversários na minha família

Temas relacionados