O nhoque é um prato clássico da culinária italiana que é bastante popular aqui no Brasil. Seu preparo é simples e sem grandes mistérios. No entanto, mesmo quem tem experiência em reproduzir a receita em casa defende que a versão servida nos restaurantes consegue ser ainda melhor.
É claro que as comidas feitas por chefs sempre serão mais saborosas, mas isso não significa que você não consiga fazer um nhoque perfeito. Na verdade, com alguns truques é possível preparar um prato nível profissional. Quer saber como? O TudoGostoso separou algumas dicas valiosas para deixar a massa ainda mais saborosa. Confira!
5 mandamentos para preparar o nhoque perfeito
Escolha batatas maduras
Para deixar o seu nhoque tão bom quanto os servidos nos restaurantes, a primeira dica é escolher bem as batatas. Você pode usar qualquer tipo - inglesa, asterix, mandioquinha e até a batata-doce - , porém, dê preferência pelo alimento maduro, mas que ainda esteja firme. Esse detalhe é importante porque a batata madura tem menos água e deixa a massa mais seca, o que é ótimo porque assim o nhoque precisará de menos farinha.
Cozinhe a batata a vapor
O cozimento das batatas pode ser feito na água com sal sem problemas. Mas os chefs gostam mesmo de cozinhar no vapor, pois assim o alimento não retém muita água e não deixa a massa úmida. Outra dica é sempre cozinhar as batatas com casca para que elas fiquem no ponto certo. Na hora de amassar, esprema até formar um purê bem seco. O ideal é usar um espremedor de batatas, mas você também pode amassar com um garfo.
Misture os ingredientes com as batatas frias e não use as mãos
Espere a batata esfriar para misturar com os outros ingredientes e temperos. Na hora de acrescentar o ovo, use apenas a gema. A clara é líquida demais e pode deixar a massa mole. Quando for misturar os ingredientes, use uma espátula. Se você amassar manualmente, o calor das suas mãos aquece a massa, deixando ela menos firme. Depois que tudo estiver bem misturado, aí sim você pode utilizar as mãos, mas sem colocar muita força. Não é necessário sovar a massa, apenas misturar os ingredientes.
Não use muita farinha
Não exagere na farinha, pois um bom nhoque requer uma massa leve. Além disso, usar muita farinha também afeta o gosto do prato. Lembre-se que o nhoque precisa ter gosto de batata! Os chefs sempre indicam começar com 15% em relação à batata e ir ajustando à medida que a massa for ganhando forma, mas sem ultrapassar 30%. Sendo assim, para cada 1kg de batata, são necessários no mínimo 150 g de farinha e no máximo 300g.
Não guarde a massa na geladeira antes de cozinhar
Colocar a massa do nhoque na geladeira antes de cozinhar faz com que ela absorva umidade e amoleça. O recomendável é preparar a massa no mesmo dia que for cozinhá-la. Agora, se você não for consumir tudo no mesmo dia, corte o nhoque em quadradinhos, cozinhe em uma panela com bastante água fervente e, depois, coloque em um recipiente com água muito gelada e com gelo.
Esse branqueamento preserva a estrutura da massa e evita que ela desmanche quando for congelada. A validade do nhoque congelado é de 40 dias e não precisa ser cozido novamente. Basta deixar a massa descongelar e depois acrescentar o molho.
Veja também:
10 receitas de nhoque deliciosas: confira
Nhoque verde: confira a receita deliciosa