O natal é um dia de confraternizar junto da família e amigos, além disso já é sinônimo de uma mesa com comidas deliciosas e decoração impecável! As comidas típicas desse dia são simplesmente maravilhosas, tornando difícil decidir o que escolher para servir na ceia. e claro não podemos esquecer de incluir as receitas mais tradicionais desse período.
A ceia de natal, normalmente, conta com entradas em que são servidos petiscos como o bolinho de bacalhau e outros salgadinhos, o prato principal com o famoso peru de natal mais acompanhamentos da sua escolha e, para fechar, uma sobremesa - neste caso, as irresistíveis rabanadas. Se você gosta de um jantar de natal super tradicional, conheça algumas deliciosas receitas que não podem faltar no seu natal!
As tradições das comidas natalinas
Para entender o porquê dessas receitas deliciosas sempre estarem presentes no seu jantar, selecionamos os principais pratos que sempre estão presentes na ceia de natal e as tradições em torno deles.
Nozes e castanhas: Ótimos para petiscos antes do jantar ou até na hora da sobremesa, eles entraram na tradição natalina, pois na Europa essas plantas davam frutos exatamente na época do natal.
Peru de natal: O peru tornou-se um dos pratos típicos natalinos e que não pode faltar no seu jantar. Ele virou símbolo dessa festa graças aos norte-americanos, que têm o costume de comer o peru no dia de Ação de Graças, atribuindo, desta forma, fartura e prosperidade ao consumo da ave. Uma alternativa para esse prato é o chester ou o tender. Ambos ficam maravilhosos e você pode abusar na decoração desses pratos!
Bacalhau: O bacalhau é uma alternativa para você que não gosta de carne. Ele pode ser preparado no forno ou até recheado e fica delicioso acompanhado de batatas cozidas. Essa tradição veio dos portugueses, que costumam servi-los na ceia de Natal.
Rabanadas: Essa maravilhosa sobremesa também é de origem portuguesa, se tornou um prato típico natalino por ser uma forma de reaproveitar os restos do pão velho, em vez de jogá-los fora. As rabanadas se tornaram queridinhas dos brasileiros e não podem ficar de fora da mesa natalina de muita gente!
Panetone: Essa deliciosa receita chegou no Brasil através de imigrantes europeus - ela era geralmente servida em eventos especiais. O panetone no Brasil tornou sinônimo de Natal, mas muita gente substitui as frutas cristalizadas por gotas de chocolate.