• Entrar
  • Cadastrar
22ª Festa Cigana em Guarujá reúne dança, música e outras manifestações culturais

Evento acontece no dia 18 de maio. Ingresso custa R$10 e um quilo de alimento não perecível. 

Dia do Cigano é comemorado em diversos países.

Quem ama a cultura cigana não pode perder um evento para lá de tradicional na cidade do Guarujá, em São Paulo: a 22ª Festa Cigana. O evento, que costuma atrair centenas de participantes todos os anos, apresenta e valoriza a cultura do povo cigano, constituído por várias etnias.

A festa acontecerá no dia 18 de maio, às 18 horas, na Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Avenida Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). O evento contará com celebração do ‘ritual do fogo’, também conhecido como ‘ritual da fogueira cigana’, em homenagem à Santa Sara, considerada padroeira do povo cigano. O rito utiliza pão, sal e vinho, pedindo as bênçãos da padroeira.

As atividades não param por aí! Confira, a seguir, mais do que vai rolar na 22ª Festa Cigana de Guarujá e como garantir seu ingresso.

Dia do Cigano

A 22ª Grande Festa Cigana vai marcar o início das comemorações do Dia do Cigano, comemorado em 24 de maio. Vários países da europa também celebram a data, como Portugal e Espanha

O a marca a memória de São Saruê, considerado o padroeiro dos ciganos, e é uma oportunidade para destacar a cultura, história e desafios enfrentados pelas comunidades ciganas em todo o mundo. Durante essa data, são realizadas diversas atividades para promover a conscientização e a valorização da cultura cigana.

Celebração que valoriza cultura cigana chega a 22ª edição. (Foto: Prefeitura de Guarujá)

Programação diversa

Além das atividades que pedem proteção, o evento reunirá muita diversão e entretenimento. na lista de programação estão apresentações de dança cigana, cartomancia e exposição de artigos da cultura deste povo, como lenços, roupas e bijuterias, distribuídos em diversas barracas. A festa também contará com muita comida boa.

Como comprar o ingresso

Os interessados em participar da Festa podem garantir o convite com antecedência pelo telefone (13) 98189-6718. O convite custa R$10 e dá direito ao ponche e fruta que serão distribuídos no evento. Também é necessário levar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. Os convites também estarão à venda na entrada do evento, a depender da disponibilidade.

Sobre Guarujá

Localizado no litoral do estado de São Paulo, o Guarujá é procurado por suas praias, como a Praia das Pitangueiras e a Praia de Pernambuco, a cidade atrai turistas de todo o país em busca de sol, mar e diversão. Além das praias, a cidade oferece uma infraestrutura completa, com variedade de restaurantes, bares, hotéis e resorts. Com uma história e cultura ricas, também conta com pontos turísticos como o Forte dos Andradas e o Aquário Acqua Mundo.

Veja mais:

Muito sol e água fresca: 10 destinos com praia de norte a sul do Brasil para viajar no verão

Viagem de fim de semana: 13 destinos perfeitos para um bate e volta de São Paulo

Temas relacionados