Ingredientes (20 porções)
Variações
Brigadeiro meio amargo Cacau em pó para envolver as bolinhas
Brigadeiro tradicional Granulado quadradinho, miçangas de chocolate ou outro granulado diferenciado
Brigadeiro de amendoim ou de paçoquita Amendoim moído em pequenos pedacinho sem sal para misturar a massa e amendoim moído (como farinha) e açúcar para envolver ou paçoquita moída
Nozes Nozes trituradas em pequenos pedacinhos para misturar a massa e açúcar para envolver
Amêndoa Amêndoa trituradas para adicionar a massa e em lâminas para envolver
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 colher (sopa) rasa de creme de leite (pode ser de lata ou de caixinha)
- 2 colheres de chocolate em pó peneirado (30% ou 50%)
- 50 g de chocolate picado (ao leite, meio amargo ou os dois na proporção desejada)
- para o brigadeiro branco não coloque o chocolate em pó nem o chocolate em pedaços
Modo de preparo
- 1
Escolha uma panela bem grossa e utilize fogo brando (baixo) no preparo.
- 2
Misture todos ingredientes e mexa preferencialmente com uma colher de pau até começar a desgrudar da panela, a partir deste momento cozinhe por mais 10 minutos mexendo vigorosamente.
- 3
Este é o segredo para que o brigadeiro fique na consistência correta.
- 4
Retire o brigadeiro imediatamente da panela e coloque em um prato para esfriar.
- 5
Para os brigadeiros de paçoquita e nozes misture o amendoim moído ou as nozes trituradas na proporção desejada (aproximadamente 4 colheres de sopa por receita).
- 6
Recomendo cobrir com filme plástico para não ressecar a superfície e levar para a geladeira por 2 a 3 horas.
- 7
Para fazer as bolinhas, passe manteiga nas mãos e comece a enrolar, em seguida dê o acabamento conforme o sabor escolhido.
- 8
É importante que as bolinhas fiquem bem “meladas” com a manteiga para que os toppings possam aderir.
- 9
Tradicional: Envolva com o granulado da sua preferência.
- 10
Meio amargo: Envolva com cacau em pó.
- 11
Paçoquita / amendoim: Envolva em uma mistura de amendoim moído fino (farinha) com açúcar na proporção 2 para 1 ou em paçoquita moída.
- 12
Nozes: Envolva no açúcar para que o brigadeiro não grude na forminha.
- 13
Amêndoa: Lembre-se de fazer o brigadeiro branco (sem chocolate) e envolva com as lâminas de amêndoas. É difícil de grudar, lembre-se de deixar bem melecado de manteiga e “cole” as lâminas com bastante paciência.
Informações adicionais
Dicas para preparar a melhor receita de brigadeiro gourmet
Dica: O segredo é usar uma panela grossa, mexer muito e utilizar ingredientes de primeira linha.
No brigadeiro gourmet, a qualidade do ingrediente é fundamental, por isso invista em ingredientes de boa qualidade, para assim alcançar o melhor resultado possível!
Se for vender, capriche na decoração e na embalagem! O brigadeiro deve ser fresco e bem embalado, pois se ficar em contato com o ar corrente ele pode cristalizar! Além disso, as proporções são essenciais: o brigadeiro gourmet para vender deve ter entre 18 e 20g! A decoração é fundamental: invista em granulados quadradinhos, lascas de chocolate, açúcar cristal com canela, bolinhas decorativas, castanhas cortadas ou laminadas e outros, vale a criatividade para deixar seu brigadeiro gourmet ainda mais perfeito!
Caso vá fazer brigadeiro de copinho, ele precisa ficar menos tempo no fogo, em uma consistência mais cremosa! O ideal é tirá-lo 4 minutos antes do ponto "cambalhota", que é quando o brigadeiro desgruda das laterais e, ao inclinar a panela, uma parte da massa cai por cima da outra (que é considerado o ponto perfeito para o brigadeiro enrolado).
Brigadeiro gourmet é uma delícia! Mas, afinal, o que é doce gourmet?
Os doces gourmet vieram para ficar. Mas afinal o que é doce gourmet? Como diferenciar um chocolate gourmet de outro considerado comum? Esse “raio gourmetizador” que faz um docinho normal se transformar em algo sofisticado tem a ver com os ingredientes usados e o próprio preparo da receita. O tipo de chocolate, por exemplo, tem que ser nobre, com mais cacau em sua fórmula, como o chocolate belga. Já os confeitos, são pedacinhos de pistache, amêndoas ou raspas de chocolate e o recheio gourmet leva creme de avelã ou creme trufado com chocolate branco, por exemplo.
Nos últimos anos, o termo “gourmet” se popularizou na gastronomia. Essas mudanças para ingredientes mais nobres, claro, acabam impactando o sabor e a própria apresentação do doce. Os doces, por serem um pouco mais sofisticados, acabaram ganhando as mesas de festas de casamento e 15 anos, como a receita de brigadeiro gourmet, que pode ser feita com chocolate com alta porcentagem de cacau, branco com limão siciliano, e até na versão crème brulée. E nessa onda, até a pipoca entrou: ganhou o reforço do caramelo, do chocolate e do açúcar mascavo para virar a deliciosa pipoca gourmet.
Quer aprender como fazer doces gourmet além do brigadeiro? Confira algumas receitas fáceis de fazer em casa nessa seleção especial em nosso blog e use sua criatividade para criar outras!
Gostou dessa receita? Veja mais sabores de brigadeiro gourmet: tem brigadeiro gourmet de doce de leite, brigadeiro gourmet de capim santo, brigadeiro gourmet de chocolate com laranja, brigadeiro gourmet de paçoca e outros!
Agora que você já sabe como fazer brigadeiro gourmet, veja também:
7 receitas de pipoca gourmet para saborear ou vender e lucrar
25 receitas de geladinho gourmet, cremoso e muito mais
Como fazer brigadeiro: acerte o ponto para calda, recheio, enrolar e brigadeiro de colher