O manjericão é uma erva utilizada no preparo de diversas receitas, principalmente na culinária italiana. No entanto, quem costuma comprar o vaso da planta no supermercado já deve ter notado que ela morre muito rápido. Caso isso também aconteça com você, não se preocupe porque a culpa não é exclusivamente sua. Na verdade, os pés de manjericão que adquirimos no supermercado não são cultivados para durarem muito tempo. No entanto, é possível reverter a situação com algumas soluções práticas.
Veja a seguir por que o manjericão em vaso murcha tão rapidamente e como revitalizar sua planta.
Por que as mudas de manjericão vendidas no supermercado morrem tão cedo?
Plantas vendidas em supermercados, geralmente, são cultivadas com uso de fertilizante. A produção das mudas é feita em estufas com sistemas de iluminação, temperatura, umidade e ventilação artificiais, tudo bem pensado para criar condições ideais para seu cultivo. Uma vez que elas estão prontas para serem comercializadas, as plantas saem das estufas e vão parar nas prateleiras de estabelecimentos sem luz natural e rega regular. Com o passar do tempo, as plantas começam a murchar até ficarem sem vida.
Por isso, o vaso de manjericão que compramos no supermercado morre tão rápido. Essas plantas não foram criadas em ambientes naturais com variação de temperatura e luz solar. Além disso, geralmente, elas são cultivadas em vasos pequenos e com solo infértil, o que dificulta ainda mais seu crescimento.
Como cuidar bem do seu manjericão?
Para evitar que o seu vaso de manjericão morra, o ideal é replantá-lo em um lugar maior, com solo fértil e arejado. Também é necessário colocá-lo em um local próximo a janela ou semi-sombreado, para que ele possa ter contato com a luz solar. Outro cuidado importante é com a rega. O solo do manjericão deve estar úmido, mas nunca encharcado. A rega excessiva apodrece as raízes e acelera a morte da planta.
Não deixe de borrifar água nas folhas de manjericão para mantê-las hidratadas. Como estão mais longe do solo, elas tendem a perder água mais fácil, principalmente se o clima da sua região for seco. Na hora de colher o manjericão para temperar suas receitas, dê preferência às folhas maiores localizadas sob os novos brotos. Isso promoverá a renovação da planta.
Com esses cuidados simples, seu manjericão não morrerá por desidratação ou falta de nutrientes, mesmo com as constantes variações de temperatura da sua casa.
Veja também:
Pare de desperdiçar suas folhas de manjericão: aqui está uma ideia perfeita se você tiver alguma sobra
Como plantar temperos em casa: um guia para ter alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas frescas todos os dias