• Entrar
  • Cadastrar
Maior festival de comida de rua criativa do mundo invade São Paulo com delícias que você nunca vai encontrar em outro lugar

O festival Smorgasburg começou em Nova Iorque, viajou o mundo e está em sua 3ª edição no Brasil com ingressos gratuitos.

O Smorgasburg Brasil leva ao Ibirapuera comidas que você nunca vai encontrar em outro lugar (Créditos: Divulgação)

Trocar o pão de hambúrguer por arroz ou macarrão, rechear donut com choripán e botar formiga na farofa… A cozinha foi feita para inventar e no Smorgasburg isso é levado bem a sério. Receitas tradicionais precisam ser valorizadas, mas trocar um ingrediente ou inventar uma nova forma de comer um lanche pode ser ótimo para sair da rotina e se divertir. O Smorgasburg Brasil é o festival gastronômico perfeito para quem quer provar boa comida de rua com toques inusitados bem no meio de São Paulo. Descubra no TudoGostoso onde a festa acontece e quais pratos poderá encontrar por lá!

O que é o Smorgasburg?

O Smorgasburg é um festival gastronômico ao ar livre, ao estilo das feiras de podrão, com barracas que servem comidas criativas que dificilmente se encontra em outro lugar. Ele surgiu em Nova Iorque, nos EUA, em 2011, com a proposta de ser uma grande festa que incentiva pequenos negócios gastronômicos e inovação na gastronomia. O nome veio da união de duas palavras, “Smörgåsbord”, palavra sueca para um grande buffet de comidas quentes e frias variadas, e “Williamsburg”, nome do bairro onde surgiu.

Em Nova Iorque o Smorgasburg é uma feira de comida semanal e permanente, mas o evento se expandiu a ponto de ganhar versões periódicas em outros lugares do mundo, incluindo Canadá e Japão. O festival chegou ao Brasil em São Paulo com sua primeira edição em 2019. Após uma pausa por causa da pandemia, retornou em 2022 e agora realiza a sua 3ª edição em 2023.

Onde acontece o Smorgasburg Brasil?

O Smorgasburg Brasil é realizado no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo. A área do festival vai desde a Avenida Pedro Álvares Cabral até o Obelisco do Ibirapuera, com mais de 100 estandes de comida de rua e 600 inovações culinárias, além de um palco para shows musicais. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar um ingresso online para o controle do evento. Como é um espaço aberto, a entrada de animais de estimação é mais do que bem vinda.

Quando é a 3ª edição do Smorgasburg Brasil?

O Smorgasburg Brasil é sempre realizado no inverno brasileiro. A 3ª edição será realizada nos dias 22, sábado, e 23, domingo, de julho de 2023. A expectativa, seguindo o padrão dos primeiros anos, é que 100 mil pessoas participem do evento provando as muitas comidas inusitadas do festival.


O que comer no Smorgasburg Brasil?

O Smorgasburg não foi feito para comidas comuns, mas até o festival da gastronomia criativa tem pratos “clássicos” que foram sucesso nas primeiras edições e voltam em 2023. São eles o choripolvo (um sanduíche com tentáculo de polvo), o hambúrguer de raclete (com um delicioso queijo derretido por cima da carne), o hambúrguer de salmão no pão de arroz empanado, o ramen burguer (com macarrão oriental frito no lugar do pão) e a farofa de formiga içá - sim, com o inseto mesmo, mais usado na culinária do que muita gente imagina.

Além disso, quem for na 3ª edição do Smorgasburg Brasil vai encontrar opções novas e criativas como o chori donut (um donut recheado ao estilo choripán com linguiça, bacon, queijo e maionese), o croque mano (o croque monsieur paulista com pernil e bechamel), pão de queijo recheado com pernil e couve e o colorido rainbow cheesecake. Mais uma novidade é o Smorgasbar, com cardápio de drinks criativos inspirados em Nova Iorque com combinações diferentes e ingredientes como calda de pipoca, marshmallow tostado, beterraba e mais. É cada criação que tem que ver para crer e experimentar para acreditar no sabor!

Veja mais:
É do Brasil! Salgado PAIXÃO NACIONAL ranqueia em lista das melhores comidas de rua do mundo
Comida gigante: coxinha de 20kg, pastel imenso, torre de churros e mais lanches gigantescos estão no Big Food Festival
Comida de boteco: receitas de bar para fazer em casa

Temas relacionados