Aprenda a limpar os mais gostosos frutos do mar
Preparar frutos do mar é sempre uma delícia, eles trazem o frescor da praia diretamente para a nossa cozinha. Essas maravilhas do mar ficam muito saborosas em diversas receitas e ainda fazem muito bem à nossa saúde. É possível comprar os seus frutos do mar congelados no supermercado, mas se você tiver a chance, escolha comprá-los frescos, é bem melhor.
Antes de começar as suas receitas, é necessário limpar os frutos do mar. E essa hora pode ser bastante complicada! Mas não se preocupe, o TudoGostoso vai te mostrar como limpá-los de uma maneira simples e que você consiga reproduzir perfeitamente na sua casa. Então escolha bem os seus frutos do mar e aprenda aqui como limpá-los.
Camarão
Para limpar o camarão, primeiro você precisar retirar a cabeça e as patinhas. Depois retire a casca e se necessário, retire a cauda também (dependendo da receita, não precisa retirar a cauda). Com o auxílio de uma faca pequena, faça um corte na parte de trás do camarão e retire a "tripa" preta. Essa parte é bastante importante pois se não for retirada, essa tripa, que é o trato intestinal do animal, pode amargar a receita. Depois é só enxaguar e o camarão está pronto para ser utilizado nos seus melhores pratos.
Mexilhão
O mexilhão é um animal que filtra a água do mar e portanto pode reter muitas toxinas, portanto é necessário que você preste bastante atenção na sua limpeza. Primeiro é preciso que você remova toda a crosta grossa que recobre o marisco, faça isso com o auxílio das costas de uma faca. Agora, com o seu polegar apoiado na lâmina da faca, retire as fibras do mexilhão e jogue fora. Enxague em água corrente e passe uma escova de cerdas finas, para que qualquer impureza seja retirada. Após essa limpeza, é só cozinhar os seus mexilhões em uma panela com bastante água, até as conchas abrirem. Então, remova o mexilhão e despreze o restante das fibras.
Limpar lula não é tão complicado quanto parece
Lula
Com a peça inteira da lula em mãos, separe a cabeça do corpo. Mas como eu faço isso? É simples: você vai segurar a lula com uma mão e com a outra puxar a cabeça, com isso parte dos órgãos virando juntos. Retire todas as entranhas do animal, limpando-o por dentro. Separe também os tentáculos da cabeça fazendo um corte abaixo dos olhos. Na parte de dentro do corpo da lula, há uma cartilagem transparente que também deve ser retirada. Dê um corte na abertura da lula e retire a pele exterior. Ufa! pronto, agora você pode preparar a peça inteira ou cozinhar os famosos anéis de lula.