
Com dicas simples, é possível montar uma horta vertical em ambientes internos e espaços pequenos (Foto: Shutterstock)
O cultivo de plantas costuma ser recomendado por especialistas como uma forma de melhorar a saúde mental mas, além disso, também contribui significativamente para a saúde física.
Isso porque quando você cultiva a sua própria horta, com hortaliças, ervas e temperos, a sua alimentação ganha em qualidade e seus pratos ficarão ainda mais saborosos com a presença de alimentos frescos.
É por este motivo que muitas pessoas, mesmo com espaços reduzidos em casas, quintais ou apartamentos, estão montando hortas verticais para garantir um jardim funcional até em ambientes internos.
Com materiais fáceis de adquirir, é possível montar uma horta vertical com uma variedade de plantas para nunca faltar folhas frescas nas suas refeições.
Essas são as melhores plantas para uma horta vertical
Se você tem dúvidas de quais plantas são mais indicadas para uma horta vertical, a melhor escolha está nas opções de pequeno porte e que tenham raízes curtas, tais como:
- Hortaliças: alface, rúcula, espinafre, agrião, couve-manteiga.
- Ervas e temperos: manjericão, alecrim, tomilho, cebolinha, salsinha, orégano, hortelã.
- Frutas pequenas: morango, tomate-cereja, pimenta.
Saiba como fazer uma horta vertical com essas dicas simples
Criar uma horta vertical em casa é uma excelente maneira de aproveitar espaços reduzidos e trazer mais verde para o ambiente e saúde para o seu prato.
Escolha a estrutura ideal: você pode optar por modelos prontos disponíveis no mercado ou montar a sua própria estrutura reutilizando materiais como pallets, garrafas PET, caixotes de feira ou até canos de PVC.
Monte a estrutura: fixe-a na parede ou no apoio escolhido, certificando-se de que esteja bem firme para suportar o peso dos vasos e da terra com segurança e durabilidade.
Prepare os recipientes para o cultivo: faça furos nos recipientes para drenagem da água. Ao usar garrafas PET, corte uma abertura lateral ou use na vertical, conforme o espaço disponível.
Adicione o substrato: use uma mistura de terra vegetal, areia e húmus de minhoca para garantir um solo leve, bem drenado e nutritivo.
Etapa do plantio: escolha mudas ou sementes com cuidado, respeitando o espaçamento e evitando misturar espécies com necessidades muito diferentes no mesmo recipiente.
Irrigação é fundamental: regue com frequência, preferencialmente pela manhã ou no fim da tarde, e verifique se todas as camadas da horta vertical estão sendo bem irrigadas.
Cuidados em dia: cuide bem da sua horta com adubações mensais, podas regulares e controle natural de pragas. Assim, ela crescerá saudável e cheia de vida.
Cuidados na manutenção da horta vertical
Para que a sua horta seja produtiva ao longo do ano e esteja sempre saudável, algumas dicas são importantes nesse processo.
- Após escolher um local que receba luz solar direta por pelo menos 4 a 6 horas por dia, garanta que a luz chegue igualmente para todas as plantas, basta girar os vasos regularmente;
- Outra dica valiosa é fazer o replantio de tempos em tempos, substituindo as mudas velhas por mudas novas a cada ciclo;
- Não custa lembrar que nos períodos mais quentes, as plantas precisam de um pouco mais de água. E quando chegar a temporada de frio, é importante proteger as plantas do frio rigoroso;
- A compostagem caseira é uma ótima opção para nutrir naturalmente sua horta.
Veja mais!
Nem feira, nem hortifruti: a nova tendência é plantar em casa; saiba como cultivar hortas em vasos
Depois que aprendi como plantar espinafre em casa, nunca mais precisei comprar no mercado, é muito fácil