Você já ouviu falar em Monteiro Lopes? O biscoito amanteigado popular no Norte do Brasil virou assunto nas redes sociais após uma jovem compartilhar que havia preparado a receita para a namorada, fã do doce. Rapidamente os internautas que não conheciam o biscoito ficaram impressionados com o nome inusitado, achando que se tratava de alguém famoso. Enquanto isso, muitos comentários ressaltaram como a receita era tradicional e tinha um gostinho de infância. Ficou curioso para experimentar? Pois saiba que a receita é super fácil! Veja a seguir o passo a passo e dicas de preparo.
Receita de Monteiro Lopes
Ingredientes
- 500g de farinha de trigo
- 250g de margarina primor
- 3 colheres de achocolatado
- 2 colheres de água
- 5 colheres de açúcar refinado
Modo de preparo
Comece a receita juntando a farinha de trigo e a margarina em uma vasilha e mexa bem com as mãos até incorporar todos os ingredientes. A massa deve ficar homogênea e maleável, mas sem grudar nas mãos.
Depois disso, é só modelar os biscoitos. Comece fazendo pequenas bolinhas do tamanho de brigadeiro. Em seguida, enrole formando uma espécie de canudo e depois achate um pouquinho para ficar num formato mais plano.
Posicione as unidades em uma assadeira, não precisa untar e nem polvilhar. Asse por aproximadamente 25 minutos no forno preaquecido a 180°C. O biscoito vai estar no ponto quando você sacudir a assadeira e as unidades já estiverem soltando sozinhas do fundo.Retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto isso, prepare em uma xícara as três colheres de achocolatado com 2 colheres de água em temperatura ambiente. Você deve usar pouco líquido para garantir que a textura fique um pouco mais densa, quase cremosa.
Quando os biscoitos estiverem frios, banhe cada um deles somente até a metade no chocolate e finalize passando no açúcar. Agora é só servir!
Qual a origem do Monteiro Lopes?
A origem do biscoito Monteiro Lopes virou uma lenda no estado do Pará. Há quem diga que a iguaria teria surgido da rivalidade entre dois comerciantes que trabalhavam no entorno do mercado popular Ver-O-Peso.
Manoel Monteiro e outro Antônio Lopes produziam biscoitos amanteigados, um deles com chocolate e o outro apenas branco. Os filhos deles teriam se casado e unido os dois sabores em um doce só, o Monteiro Lopes. No Sul e Sudeste, receitas parecidas costumam ser chamadas de “casadinho”.
Veja mais
Biscoito de polvilho na panela de pressão: uma receita deliciosa e sem sujeira na cozinha
Biscoito sequilho de padaria que derrete na boca: receita fácil com 3 ingredientes para fazer em casa