
Vertical ou diagonal? Muita gente corta o peito de frango do jeito errado sem saber (Foto: Freepik)
Muita gente tem preconceito com as receitas com peito de frango porque logo imagina uma carne ressecada com textura de sola de sapato. E o problema, muitas vezes, não está no tempero e muito menos no tempo de cozimento.
O segredo de um peito de frango macio pode estar na direção da faca. É o que sugere o nutricionista Aron Girardelli (aron_girardelli).
"A forma como você corta o frango muda completamente a textura da carne", ressalta o profissional. Descubra se esse é um erro comum nas suas preparações do dia a dia.
Por que o tipo de corte altera a textura do frango?
As fibras musculares da carne são responsáveis pela alteração da textura da carne. "Ela é feita de fibras longas, como se fosse um monte de fiozinhos grudados", destaca o nutricionista.
Corte diagonal:
Ele explica que quando você corta a carne a favor das fibras, esses fios continuam inteiros e a carne fica mais resistente, ou seja, mais difícil de mastigar.
"Você sente que está comendo borracha saborizada", acrescenta.
Corte vertical (direção do comprimento):
Por outro lado, quando você corta contra as fibras, esses fios se quebram em pedacinhos menores. A carne fica macia, suculenta e desmanchando na boca.
"Tipo aquela receita da vó que a gente sonha toda vez que come frango seco", afirma ele.
Uma carne mais macia também facilita a digestão
E não é só pela textura. De acordo com o profissional, uma carne mais macia também facilita a digestão e pode até melhorar a absorção de nutrientes. "Ou seja, cortar certo é cuidado com o paladar e com a saúde. Tudo começa na tábua", frisa Aron.
O conselho dele é que você lembre de prestar atenção nas fibras da carne quando for preparar o seu próximo frango.
"Elas são tipo setas naturais, te mostrando o caminho da maciez. Corta no sentido certo e agradeça depois", destaca.
Veja mais!
Nem peito, nem coxas: essa é a parte mais saudável do frango, segundo a ciência
Qual o jeito certo de cortar carne? Com essa dica a proteína fica macia e não encolhe no fogo