O pão de ontem pode virar a estrela da sua próxima refeição! (créditos: Directo Al Paladar)
Os ovos são ingredientes versáteis que combinam com praticamente qualquer refeição. No café da manhã, no almoço ou no jantar, eles são sempre uma boa escolha! Cozidos, mexidos, em omeletes ou fritos, fazem parte do cardápio de muita gente. Mas você sabia que existe uma maneira diferente de preparar ovos que são ainda mais saborosas?
A receita que vamos ensinar hoje é perfeita para quem gosta de descobrir novos sabores e aproveitar os ingredientes que já tem em casa. Estamos falando dos repápalos da Extremadura, um prato tradicional da culinária espanhola que transforma pão amanhecido, ovos e leite em bolinhos dourados, servidos em um molho delicioso.
A receita é um ótimo exemplo de como reaproveitar sobras na cozinha. Em vez de jogar fora aquele pão que ficou duro de um dia para o outro, você pode preparar bolinhos fritos e cheios de sabor. Um prato diferente, com uma combinação de texturas e sabores que surpreende logo na primeira garfada.
Receita de repápalos da Extremadura
Ingredientes:
Para os bolinhos
- 1 pão do dia anterior (francês ou baguete)
- 6 ovos
- 2 dentes de alho
- 8 raminhos de salsa fresca
- 75 ml de leite
- Azeite para fritar
- Sal a gosto
- Para o molho de páprica
- 1 cebola
- 500 ml de caldo de legumes
- 50 ml de vinho branco
- 15 g de farinha de trigo
- 3 g de páprica doce
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Descasque e pique a cebola em pedaços pequenos.
- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar macia e translúcida.
- Adicione o vinho branco e deixe cozinhar em fogo alto por alguns instantes, até o álcool evaporar.
- Adicione a farinha de trigo e mexa por alguns minutos para que ela cozinhe levemente.
- Em seguida, coloque a páprica doce e misture bem. Acrescente o caldo de legumes aos poucos, mexendo para evitar a formação de grumos.
- Tempere com sal a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 a 12 minutos.
- Enquanto o molho cozinha, descasque e pique bem os dentes de alho. Lave a salsa, separe as folhas e pique-as finamente.
- Em uma tigela, bata os ovos e misture o alho, a salsa e uma pitada de sal. Esfarele ou pique o pão amanhecido em pedaços pequenos e acrescente à mistura.
- Mexa bem até obter uma massa homogênea. Adicione o leite aos poucos, apenas o necessário para deixar a mistura úmida e consistente, sem ficar líquida demais.
- Aqueça uma quantidade generosa de azeite em uma frigideira. Com a ajuda de duas colheres, retire pequenas porções da massa e coloque-as cuidadosamente no óleo quente.
- Frite os bolinhos, virando-os para que dourem por todos os lados. Quando estiverem douradinhos, retire-os da frigideira e coloque-os sobre papel-toalha para escorrer o excesso de óleo.
- Transfira os repápalos para a panela com o molho de páprica. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de cinco minutos, para que os bolinhos absorvam parte do sabor do molho.
- Sirva ainda quente, acompanhado do molho. Aproveite!
Bebida alcoólica. Conteúdo destinado a maiores de 18 anos. Beba com moderação. Se for dirigir, não beba.
Veja também:
Transforme ovos e pão amanhecido em uma fritada deliciosa: receita do TudoGostoso vai renovar seu café da manhã
Ovos mexidos ficam 10 vezes mais saborosos quando você adiciona este ingrediente mexicano fresco, um clássico da culinária mexicana