• Entrar
  • Cadastrar
Os benefícios dos tomates secos ao sol e como fazer a iguaria saudável riquíssima em potássio

Você vai se surpreender com a diferença entre os tomates frescos e os tomates secos ao sol

Saiba por que os tomates secos ao sol são tão nutritivos (Foto: Shutterstock)

Será que você consome a quantidade suficiente de potássio todos os dias na sua dieta? Talvez você nem conheça a real importância do potássio para a saúde e muito menos se preocupe em saber quais alimentos são ricos nesse mineral valioso para o organismo. Então, prepare-se para se surpreender com o poder do tomate seco ao sol, ainda mais nutritivo que o tomate, em relação ao potássio.

Esse mineral ajuda na função muscular, regulando as contrações dos músculos, e tem um papel importante na regulação da pressão arterial. Ele também ajuda a neutralizar os efeitos ácidos no corpo e isso beneficia a saúde dos ossos, prevenindo a perda óssea e reduzindo o risco de osteoporose.

Além disso, desempenha um papel crucial na regulação do equilíbrio de fluidos no corpo, ajudando a manter a hidratação adequada das células e tecidos. Será que essas propriedades já te convenceram a incluir o potássio, presente em frutas e vegetais, na dieta?

Entenda a importância de doses diárias de potássio

O potássio integra um grupo de minerais eletricamente carregados, assim como magnésio, cálcio e sódio, conhecidos como eletrólitos (aquelas substâncias que costumam aparecer em bebidas esportivas por ajudar no equilíbrio de fluidos perdidos quando suamos).

O potássio e o sódio são os principais eletrólitos envolvidos na regulação do equilíbrio de fluidos. Quando estão em equilíbrio, há uma redução no risco de hipertensão, doenças cardíacas e derrame. A ingestão diária recomendada de potássio é de 4.700 mg por dia.

Conheça os riscos do consumo de potássio em excesso

A ingestão de potássio em excesso pode levar a uma condição chamada hipercalemia. Para quem tem problemas renais, é importante estar atento.

Os rins ajudam a regular a quantidade de potássio no corpo, mas se não estiverem funcionando adequadamente, o excesso pode entrar na corrente sanguínea, causando fraqueza ou dormência e, podendo levar a quadro de arritmia.

Para atingir o consumo recomendado do mineral diariamente, o ideal é reavaliar a dieta, uma vez que o potássio está presente em vários alimentos que ingerimos, como frutas e vegetais.

Qual a melhor fonte de potássio: o tomate natural ou o tomate seco?

Os tomates frescos contêm uma quantidade razoável de potássio. Um tomate médio, por exemplo, tem 292 mg do mineral. Esses resultados melhoram em formas mais concentradas de tomates, como pasta de tomate (162 mg de potássio por colher de sopa) ou molho de tomate (728 mg de potássio por xícara).

No entanto, os tomates secos ao sol ganham esse disputa com 925 mg de potássio por meia xícara. Cerca de 35% da quantidade recomendada para mulheres adultas, segundo o National Institutes of Health.

Os tomates secos ao sol ainda são ricos em fibras, vitamina C e proteínas. Eles são ótimos complementos para saladas, sanduíches, pizza e mais preparos.

Saiba como preparar a receita de tomate seco ao sol

É preciso um pouco de paciência para fazer o tomate seco ao sol em casa. O tempo de preparo é de três dias e 10 minutos. Você vai precisar secar os tomates ao sol e, para essa receita, você pode utilizar qualquer tomate.

Coloque os tomates cortados sobre uma tela ou uma grade com um recipiente ou bandeja por baixo (Reprodução Youtube)

O preparo não costuma exigir quantidades exatas de ingredientes, você pode usar os temperos seguindo as suas preferências. E não esqueça que os tomates vão reduzir bastante de tamanho após a desidratação.

Ingredientes:

  • 4 kg de tomates cortados longitudinalmente;
  • Sal marinho a gosto;
  • Um pedaço de malha de tela para acomodar os tomates e para cobrir, evitando contato com insetos;
  • Opcional: orégano, tomilho e/ou outras ervas de sua preferência.

Modo de preparo:

Lave os tomates e corte em fatias. Coloque-os sobre a malha de tela em um recipiente. Tempere com o sal e as ervas. Cubra com outra camada de malha de tela e coloque em um local ensolarado.

Mantenha os tomates ao ar livre por três dias ou mais, o tempo depende do clima e da espessura do tomate).

Você vai identificar que os tomates secos ao sol estão prontos quando a textura não estiver mais pegajosa e eles estiverem parecidas com uvas-passas.

Para armazenar, guarde em um saco fechado a vácuo na geladeira ou no freezer (por até 12 meses) ou mantenha dentro de um frasco de vidro com azeite. Deixe em local fresco.

Veja mais!

Como fazer tomate seco: confira as dicas do TudoGostoso!

Conheça a técnica para tirar acidez do tomate

Temas relacionados