• Entrar
  • Cadastrar
Não é sócio da Light? Veja como economizar eliminando o "consumo fantasma" da sua casa

Equipamentos conectados na tomada podem estar "roubando" energia da sua casa

Mesmo em standby, certos aparelhos continuam consumindo energia (Crédito: Shutterstock)

Lembro que meu avô sempre saía apagando as luzes pela casa perguntando se éramos “sócios da light” - ou seja, se a gente podia ficar gastando energia à toa. Você já deve ter ouvido isso de alguém mais velho, né?

Mas, se antigamente o que preocupava mais eram as luzes acesas pela casa, hoje, com a infinidade de acessórios eletrônicos que temos conectado direto na tomada, como celular, Alexa e eletrodomésticos, como a airfryer, a dúvida é se o consumo de energia aumenta quando estão funcionando em standby.

Vamos entender?

"Ladrões" de energia

A resposta é que, sim, acessórios conectados na tomada, mesmo que em standby, podem consumir energia elétrica. Mesmo seu carregador de celular conectado, sem carregar o celular, também pode ser um “consumidor fantasma” de energia, sabia?

É claro que, se formos analisar individualmente e em um curto período de tempo, esse consumo é relativamente baixo. Mas imagine o custo durante o ano todo com vários equipamentos conectados na tomada…

Por isso, tirar equipamentos que não estão sendo usados ajuda, sim, a economizar energia. Um estudo brasileiro, por exemplo, se propôs a entender esse gasto. No estudo foram analisados vários tipos de aparelhos eletroeletrônicos que podem consumir energia desnecessariamente, como: eletrodomésticos, carregadores e lâmpadas, comumente mantidos conectados à rede após o uso.

A conclusão do estudo indicou que, para casas populares, o consumo em standby anual gira em torno dos R$ 100. Já no caso das residências de pessoas de classe alta, o custo do consumo anual chega aos R$ 180. “Em ambos os casos, nos valores estimados, não estão embutidas as demais taxações e os impostos aplicáveis", concluiu a pesquisa.

Principais "ladrões" de energia

Os equipamentos que mais costumam consumir “energia fantasma” estando ligados direto na tomada incluem:

  • Micro-ondas
  • Modem de internet
  • Notebook
  • Televisão
  • Carregadores de celular (mesmo sem o celular carregando)

Isso mesmo, apenas o carregador do celular conectado à tomada já gasta energia. O celular conectado, mesmo que totalmente carregado, também consome energia. Ainda que, individualmente, esse gasto não seja alto na conta, imagine uma família grande, com vários aparelhos conectados… Pois é, o consumo anual pode subir bastante!

Como economizar energia?

Para economizar energia, desconectar aparelhos que não estão sendo usados pode dar uma ajudinha no resultado final da conta. Porém, outras dicas podem te ajudar a economizar energia em casa, como:

  • Usar equipamentos como a airfryer: por proporcionar um tempo de preparo mais curto do que um forno elétrico, por exemplo, a airfryer ajuda a economizar energia
  • Usar as máquinas sempre cheias: isso vale tanto para a máquina de lavar roupa quanto de lavar louça, já que você evita usá-las mais vezes sem estarem totalmente cheias
  • Reduzir o tempo no banho: o chuveiro elétrico é um dos maiores ladrões de energia, por isso, a dica é não exagerar no tempo de banho
  • Evitar que certos aparelhos tomem sol: equipamentos como a geladeira e o ar-condicionado, por exemplo, podem se sobrecarregar quando esquentam demais, e gastar mais energia

Além disso, você pode investir em lâmpadas inteligentes para a sua casa, que permitem programar horários de funcionamento. Tomadas inteligentes também são ótimas, permitindo desligar todos os equipamentos conectados a elas por meio do celular ou por comandos de voz.

Como economizar energia, água e gás na cozinha
Airfryer X micro-ondas: o que gasta mais energia? Especialista explica como fazer a escolha certa e economizar luz

Temas relacionados