
Opção sustentável e tecnológica vai te ajudar a refrescar o ambiente (Créditos: Shutterstock)
Nos últimos anos, as temperaturas estão ficando cada vez mais altas, especialmente devido às mudanças climáticas. Durante o verão, por exemplo, é essencial ter aparelhos como o ventilador e o ar condicionado, utilizando-os quase o dia inteiro para tentar deixar o ambiente mais confortável e fresco. Isso gera um alto consumo de energia elétrica, mas, felizmente, uma inovação sustentável pode ajudar a resolver o problema do calor e ainda economizar: o teto radiante.
O que é o teto radiante?
O teto radiante é um sistema de climatização que consiste em instalar tubos que circulam água gelada no interior do teto de casas e apartamentos. É a presença desses tubos no teto que garante o resfriamento do local de maneira silenciosa ao absorver o calor e dissipá-lo. Isso acontece porque o ar quente tende a se movimentar em direção a pontos mais frios e ao chegar próximo aos tubos, a alta temperatura é absorvida.
Além disso, a instalação também garante uma diminuição da temperatura das paredes, contribuindo para um ambiente mais fresco. Essa é uma tecnologia muito utilizada no exterior e no Brasil não é tão popular, mas é uma ótima solução para quem deseja diminuir o consumo de energia elétrica a longo prazo.
Quais as vantagens de ter um teto radiante?
Uma das principais vantagens de investir em um teto radiante é a economia de energia, pois essa tecnologia não se utiliza de compressores ou peças que exigem um alto consumo de eletricidade como acontece com o ar condicionado, por exemplo. Em comparação aos sistemas de resfriamento convencionais é possível notar uma redução de custos de até 30%, segundo a Associação de Engenheiros e Arquitetos Servidores Municipais de Sorocaba (AEASMS).
O teto radiante também pode ser conectado a um sistema de energia solar, garantindo uma economia ainda maior e sustentabilidade. Além disso, a instalação dessa tecnologia também é uma ótima opção para ambientes pequenos, pois não ocupa espaço nenhum dentro da casa. Sem atrapalhar a decoração do ambiente e silencioso, o teto radiante não resseca o ar como acontece durante o uso do ar condicionado, tornando o ambiente mais confortável.
Vale a pena investir em um teto radiante?
Saber das vantagens de um aparelho é um fator importante para decidir se vale a pena investir ou não, mas existem outros pontos que podem ser levados em consideração. Se quiser reduzir o consumo de energia elétrica a longo prazo, essa tecnologia vai te ajudar, mas vale pensar no custo de instalação e no seu orçamento também. Além de ser funcional para quem não tem muito espaço em casa, esse sistema de resfriamento tem baixa necessidade de manutenção devido à ausência de filtros removíveis, tornando-o uma opção durável, eficaz e sustentável.
Veja mais:
“Geralmente é direcionado para você, mas mudando um pouco a posição...": com quantos anos você aprendeu a usar o ventilador do jeito certo?
O truque dos brasileiros para manter as casas frescas sem ar-condicionado no calorão de 40°C