Comida queimada é ruim, mas limpar a panela queimada é algo que dá uma dor de cabeça ainda maior! Pode ser um desafio, mas com alguns truques simples, você pode deixá-las limpas novamente. Separamos alguns truques para você lavar as panelas da forma certa e fazer com que elas fiquem reluzindo com muito brilho, parecendo até que são novas. Confira agora!
1. Bicarbonato de sódio e vinagre
Nada melhor do que uma misturinha caseira, né? Esses dois ingredientes já são uma combinação conhecida entre as donas de casa! Para colocar essa dica em prática, basta encher a panela com água suficiente para cobrir a área queimada. Adicione uma xícara de chá de vinagre branco e leve a mistura para o fogo. Após ferver, retire a panela do fogo e adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. A mistura irá efervescer. Deixe a solução agir por alguns minutos, depois esfregue a área queimada com uma esponja ou escova. Enxágue bem e lave normalmente.
2. Sal grosso e detergente
Comece cobrindo a área queimada com uma camada de sal grosso. Adicione um pouco de detergente líquido e água suficiente para formar uma pasta. Deixe a mistura agir por pelo menos 15 minutos. Esfregue com uma esponja ou escova até remover os resíduos queimados. Depois, basta lavar normalmente.
3. Limão e Sal
Use metade do limão e esfregue na parte queimada da panela. Polvilhe sal sobre a área enquanto esfrega com o limão. Deixe a mistura agir por alguns minutos. Esfregue com uma esponja ou escova até remover os resíduos queimados. Enxágue e lave normalmente.
4. Papel-alumínio
Entre os truques com papel-alumínio, um dos usos é a eficiência em limpar as panelas queimadas. Use a bola de alumínio para esfregar a área queimada. Adicione um pouco de água e detergente para ajudar no processo de esfregar. É preciso colocar força e aos poucos a mancha queimada será removida.
5. Acetona
Quem disse que acetona serve apenas para limpar o esmalte das unhas? Esse produto também pode ser muito eficiente na limpeza de panelas queimadas. Basta lavar muito bem a panela, tirando o máximo da parte queimada que conseguir e depois com a ajuda de um algodão, passar a acetona na parte queimada. Após fazer isso, lave normalmente. Lembre-se de testar esse truque em uma pequena área primeiro, especialmente em panelas revestidas, para garantir que não causem danos. Lembre de depois lavar com detergente para remover o excesso de acetona.
Veja mais
Airfryer não é chapa de boteco: tem que limpar entre um alimento e outro ou você pode ficar doente
Com quantos anos você descobriu para que serve o segundo furo no vidro de molho shoyu?
Receita de peito de frango molhadinho sem fritar: aprendi esse truque com a minha mãe