• Entrar
  • Cadastrar
Hotel sem paredes: você dorme olhando as estrelas e com serviço de mordomo. Só não pode chover!

Este hotel inusitado mistura arte e hospedagem para uma experiência única com a melhor vista

Apostamos que você nunca viu um "quarto" de hotel como esse (Créditos: Instagram Zero Real Estate)

Já pensou em um hotel totalmente ao ar livre? Sem teto, paredes ou barracas e apenas uma cama no meio das montanhas? Parece irreal, mas ele existe. Parte instalação de arte, parte hospedagem inusitada bem requisitada, o Zero Real Estate faz parte do Null Stern Hotel, um projeto de hotel sem paredes no meio dos Alpes Suíços. Quer saber como essa hospedaria incomum funciona? Descubra no TudoGostoso como surgiu a ideia do hotel sem paredes, como é a experiência de dormir sob as estrelas e ter café da manhã de hotel na cama ao ar livre e quanto custa passar a noite lá.

Como surgiu a ideia de um hotel sem paredes?

O Null Stern Hotel é um projeto de uma dupla de irmãos artistas conceituais, Frank e Patrik Riklin, em parceria com um profissional hoteleiro Daniel Charbonnier. “Null Stern” significa “zero estrelas” em alemão, uma brincadeira com a classificação de hospedagens transformado no slogan “a única estrela é você”. O trio começou em 2008 quando transformaram um antigo bunker nuclear subterrâneo em um hotel acessível com uma experiência de imersão artística. O hotel fez sucesso e foi escolhido como top 100 hotéis europeus em 2010, mas, por ser uma instalação artística, funcionou como hospedagem durante cerca de um ano até virar um museu.

O trio seguiu então para o próximo projeto de hospedagem com arte do Null Stern, o hotel sem paredes Zero Real Estate, lançado em 2016. O nome significa, em tradução livre, “zero imóveis” e ele é realmente o que indica. Um hotel sem paredes e sem teto, com nada além de uma cama. Por ser livre de estruturas, o Zero Real Estate é quase um hotel móvel e já foi levado para locais diferentes dependendo da proposta da vez.

Onde fica este hotel?

O Zero Real Estate não tem endereço fixo. O primeiro local que utilizaram para estabelecer o hotel foi no vilarejo de Teufen, na Suíça. O lugar tem vista para os Alpes Suíços, o que permite dormir sob as estrelas em um destino cercado de natureza com relativo isolamento. Mas a cada ano os donos da hospedagem fazem parcerias com novos locais, desde o meio de florestas, até cercado por vinhedos ou então em um posto de gasolina, na versão “anti-idílica”, ou “anti-sonhos”, da hospedagem. Por estar sempre vulnerável a condições climáticas, o Zero Real Estate fica aberto apenas no verão. As reservas precisam ser feitas com antecedência e tem até fila de espera enquanto a hospedaria está fechada.

Além de não ter teto ou paredes, este hotel também não tem endereço fixo (Créditos: Divulgação Zero Real Estate)

Como o hotel sem paredes funciona?

O hotel sem paredes é feito de apenas o “quarto”, definido pela cama de casal com as duas mesas de cabeceira em um piso retangular de madeira ou concreto delimitando o espaço. Normalmente estabelecido nas montanhas, a falta de “vizinhos” e a meia parede atrás da cama dá até bastante privacidade para quem se hospeda lá.

O check-in é feito em uma estrutura próxima, muitas vezes de hotéis parceiros, e de lá um mordomo pessoal leva os hóspedes até o espaço. O mordomo também é responsável por levar o vinho e o café da manhã da cama no dia seguinte. Mas e o banheiro, você deve estar se perguntando? Não se preocupe que também tem um banheiro livre para os hóspedes, mas pode ser necessário fazer uma caminhada de até cinco minutos para chegar lá.

O principal atrativo do Zero Estate Hotel é ter a experiência de dormir sob as estrelas em uma cama digna de hotel de luxo e sem preocupações. Mas eles também se preparam para o mal tempo. Em caso de tempestades a estadia pode ser adiada ou cancelada. E, quando a chuva pega de surpresa, existe um quarto devidamente protegido com quatro paredes e um teto perto pronto para qualquer emergência. A hospedagem é mais atrativa para casais, mas ela também recebe crianças.

Quanto custa a diária no Zero Real Estate?

O preço de uma diária nas instalações do Zero Real Estate variam dependendo da locação da vez, mas costuma ficar em torno dos 300 euros, o equivalente a cerca de 1.500 reais na cotação atual. O valor inclui a estadia de duas pessoas, o serviço de mordomo e o café da manhã servido na cama. Por ser uma experiência, não é um hotel para passar as férias inteiras, mas para ter uma noite única sob as estrelas.

Veja mais:
Vai viajar? Veja 7 cuidados com a cozinha antes de aproveitar as férias
Ovo mexido de hotel: conheça o truque para deixar a receita cremosa
Alta Gastronomia: 3 restaurantes em hotéis para saborear diferentes culinárias em São Paulo

Temas relacionados