Geleia de mocotó é um daqueles doces que tem gostinho de infância! Ela é feita com o mocotó bovino, açúcar e especiarias que garantem um resultado sensacional. Hoje o TudoGostoso vai te ensinar como fazer uma geleia de mocotó caseira para comer como sobremesa ou para a hora do lanche ou do café da manhã. Confira os ingredientes e modo de preparo!
Geleia de mocotó
Ingredientes da geleia de mocotó
1 kg de mocotó bovino cortado em rodelas
2 copos médios de vinho branco
2 xícaras (chá) de açúcar cristal
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de noz-moscada ralada
1 colher (sobremesa) de cravo-da-índia
3 pauzinhos de canela
3 claras em neve firme
Dica: se você tem dúvidas sobre como deixar a clara em ponto de neve, não deixe de conferir essa matéria contando mais sobre as claras em neve e como prepará-las. Ah, e não desperdice a gema: você pode aproveitá-las em outras receitas deliciosas.
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água, um pouco do vinho branco, o mocotó e ferva rapidamente.
Escorra toda a água e, em seguida, em uma panela de pressão, cozinhe o mocotó com cerca de 3 a 4 litros por cerca de 3 horas ou até que soltem todos os ossos. Se necessário, adicione mais água duramente o cozimento.
Coe o conteúdo da panela em um pano limpo, reserve o caldo e leve-o à geladeira até que fique firme.
Após estar firme, com o auxílio de uma colher, retire bem toda a gordura que estiver na superfície.
Agora, coloque essa "gelatina" em uma panela junto com o restante do vinho e os demais ingredientes, mexa e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos.
Passado esse tempo, basta desligar o fogo e coar novamente a mistura com um pano limpo — com bastante cuidado para não se queimar, hein!
Depois é só distribuir em copos e levar à geladeira até endurecer. Está prontinha a sua geleia de mocotó caseira!