• Entrar
  • Cadastrar
Festa gratuita em Araraquara/SP celebra fim de ano ao ritmo do Maracatu

 


Evento que acontece em 16 de dezembro contará com apresentações, feira de artesanato e mais.

Festa gratuita em Araraquara/SP celebra fim de ano ao ritmo do Maracatu

Maracatu é uma expressão do folclore brasileiro, sobretudo do Nordeste, muito presente no carnaval.

O grupo de Maracatu Sementes Crioulas- Baque Angola, de Araraquara, São Paulo, está preparando sua última festa de 2023, o evento Tambores Para o Fim de Ano, que será um festejo aberto com muita música, dança, comes e bebes e muito mais. A ideia é que o encontro seja uma oportunidade de celebrar e agradecer pelo ano que passou.

Há seis anos o Maracatu Sementes Crioulas vem realizando diversas oficinas de maracatu na cidade e região, inclusive com convidados de grupos de outras cidades e estados brasileiros. As apresentações e atividades realizadas pelo grupo é uma constante na agenda cultural de Araraquara.

O Tambores Para o Fim de Ano acontecerá no próximo sábado, dia 16, na Praça das Bandeiras, das 16h às 22 horas. A programação gratuita conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Veja tudo o que vai rolar!

Programação terá música, dança e apresentações

As apresentações do Baque Virado do Maracatu Sementes Crioulas são destaque nesta festa que conta também com: Samba da Amizade – uma roda com sambistas de Araraquara, o rap de Prettu Nell, a discotecagem de “Aí Tem Brasil!” e os expositores da Feira do Pôr do Sol.

Samba da Amizade

O Samba da Amizade propõe uma roda de samba onde os sambistas possam se encontrar. “Nesta roda a gente convida os sambistas para se reunirem e fazerem um samba onde todos possam se divertir com samba de alto nível”, aponta Jorge Rufino, fundador do grupo Maracatu.

Rap de Prettu Nell

O rapper Prettu Nell é atração convidada – ele começou no rap em 1995 e está em Araraquara desde 2010 quando iniciou sua carreira solo, depois de passar por grupos de Rap da Zona Leste de S. Paulo. Prettu Nell vem consolidando sua carreira e conta com 10 títulos gravados de forma independente, entre álbuns, EPs e mixtape – disponíveis nas plataformas digitais. Sua proposta é levar mensagens de conscientização, autoestima, amor e respeito através do rap.

Discotecagem

A discotecagem “Aí Tem Brasil” leva às pessoas diferentes ritmos presentes no Brasil, focados na cultura popular e dialogando com outros estilos musicais, com som regional do Maranhão, Recife, Bahia e São Paulo. O Hip Hop também é destaque com músicas para ampliar o repertório do público, apontando para a diversidade do som brasileiro.

Feira do Pôr do Sol

Outro destaque nesta comemoração! Com artesanatos, comes e bebes para aproveitar durante a festa, a Pôr do Sol reúne diversos expositores de Araraquara e região, com arte, artesanato, brechó e culinária. O artesanato e a gastronomia são destaques com seus expositores, além de brechó – tudo com variadas opções para presentear com artigos diferenciados e de bom gosto, com preços acessíveis.

Maracatu Sementes Crioulas

Fundado em 02 de setembro de 2017, o grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas - Baque Angola, estuda a tradição do Maracatu de Baque Virado, por meio de vivências, ensaios e apresentações. O grupo já participou de importantes eventos na agenda cultural da cidade de Araraquara e região, com destaque para a agenda de carnaval da cidade.

De acordo com Jorge, o maracatu é uma expressão cultural do Nordeste do Brasil de matriz africana. “Depois de passar um período dentro das festas do ciclo do Natal, migrou para o carnaval, sendo hoje uma das expressões mais importantes do ciclo carnavalesco no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Seu mais remoto registro é de 1711, em Olinda. Sua origem vem das coroações de Reis e Rainhas do Congo que aconteciam nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.”

Veja mais:

Viva o nordeste! Conheça mais sobre a região com a série Praias e Pratos

Boto Cor de Rosa vs Tucuxi: descubra a história do Festival dos Botos no Sairé

Temas relacionados