• Entrar
  • Cadastrar
Vila Velha/ES celebra 489 anos com programação gratuita para todos os gostos

Festividades incluem desfile cívico-militar, festival musical e eventos culturais a partir do dia 22 de maio

Orla de Vila Velha, no Espírito Santo. (Foto: Prefeitura de Vila Velha)

Vila Velha está prestes a comemorar seus 489 anos com uma programação repleta de eventos para toda a família, incluindo desfile cívico-militar, exposições fotográficas e o retorno do aclamado Festival Delírio Tropical. As festividades começam na quarta-feira, 22 de maio, e vão até domingo, 26, proporcionando cinco dias de muita festa. Os destaques da programação incluem a cerimônia de Transposição do Fogo Simbólico, o desfile cívico-militar na quinta-feira e uma série de apresentações musicais de artistas locais e nacionais no Parque da Prainha.

O Festival Delírio Tropical, que retorna para sua segunda edição, promete ser um dos pontos altos da celebração, com uma mistura de ritmos e estilos que vão do rock ao axé, passando pelo forró e brasilidades. Além da programação musical recheada, o evento contará com uma Vila Gastronômica e atividades infantis, garantindo diversão para todas as idades. A entrada para todos os eventos é gratuita. Veja mais detalhes!

Eventos cívico-militares

As celebrações começam com a saída do Fogo Simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória, às 15h de quarta-feira, 22 de maio. A solenidade de chegada acontece às 17h na Prainha, na praça Otávio Araújo, em frente à Igreja do Rosário. Na quinta-feira, 23, às 8h, ocorre a cerimônia de abertura do desfile cívico-militar na avenida Jerônimo Monteiro, em frente à praça Duque de Caxias, no Centro. Este evento marca a data do aniversário de Vila Velha e do Espírito Santo.

Exposições e atividades culturais

A exposição fotográfica "Mãos que constroem Vila Velha" será uma atração contínua durante as festividades. Com abertura no dia 23 às 14h, na Casa Amarela, na Prainha, a mostra estará disponível para visitação gratuita todos os dias até domingo, das 14h às 20h. A exposição celebra os trabalhadores que contribuíram para a construção da cidade, através de imagens que capturam momentos significativos de sua história e desenvolvimento.

Festival Delírio Tropical

O Festival Delírio Tropical, que já movimentou Vila Velha durante o verão, volta em grande estilo para celebrar o aniversário da cidade. A programação do festival é dividida por estilos musicais, com destaque para o rock capixaba no dia 23, forró e sertanejo no dia 24, brasilidades no dia 25 e axé e samba no dia 26. Entre os artistas confirmados estão Timbalada, Alemão do Forró, Monobloco, Casaca, Macucos, Rastaclone, e muitos outros.

Segundo Vincenzo Guizzardi, diretor artístico do festival, a diversidade musical é um reflexo da identidade cultural de Vila Velha. "Prezamos por uma programação rica e diversa, celebrando nossa pluralidade musical e a identidade cultural canela verde", afirma. Além do palco principal, nomeado de Palco Vila Velha, o festival contará com a Tenda Delírio, onde festas paralelas aos shows principais acontecerão, oferecendo uma experiência ainda mais abrangente.

Espaço gastronômico e atividades para crianças

Para complementar as atrações musicais, a Vila Gastronômica estará montada no Parque da Prainha. Serão diversas opções culinárias com 18 expositores, incluindo 13 de alimentação e cinco cervejarias. Esse é o espaço perfeito para a hora que a fome apertar!

Outro ponto de destaque é a área kids, com atividades lúdicas e muita diversão, permitindo que as famílias desfrutem juntas das comemorações. A produção do evento é da A Selva, com realização da Puri Produções e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha.

Veja mais:

Moqueca baiana e capixaba: conheça as diferenças

Temas relacionados