
Tenha sempre alho e cebola na sua casa! (Créditos: Shutterstock)
Ter uma horta em casa é uma excelente escolha! Entre as diversas opções que você pode plantar, existem dois ingredientes que são quase que obrigatórios, já que são os mais consumidos na cozinha: o alho e a cebola. Eles servem para acrescentar sabor aos mais diversos pratos, indo desde o feijão a até mesmo carnes. Escolher cultivá-los em casa pode fazer com que você economize muito nas compras do mercado. Foi pensando nisso que separamos as melhores dicas!
Dicas para plantar alho em casa
Plantar alho em casa é uma ótima ideia! É fácil, econômico e garante um tempero fresco e natural para sua cozinha. Certifique-se de que o vaso tenha furos para evitar o acúmulo de água e ao menos 20cm de profundidade. Escolha dentes de alho grandes e saudáveis, sem manchas ou sinais de apodrecimento. Misture terra vegetal com um pouco de composto ou húmus de minhoca para garantir nutrientes. Plante o dente com a ponta voltada para cima, cerca de 3 a 5 cm de profundidade. Deixe cerca de 10 cm entre os dentes para permitir o desenvolvimento adequado.
Regue regularmente, mantendo o solo úmido, mas nunca encharcado. O excesso de água pode apodrecer os dentes. Coloque o vaso em um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia. A cada 3-4 semanas, adicione um pouco de adubo orgânico para estimular o crescimento. Para facilitar o brotamento, deixe os dentes de alho em água por algumas horas antes de plantar.
Dicas para plantar cebola em casa
Cebolas precisam de espaço para que as suas raízes possam crescer e também para formar os bulbos, por isso utilize vasos com 30cm em média, tanto de largura quanto de profundidade. Para iniciantes, os bulbos já prontos para plantio, também chamados de "mudas" são mais fáceis de cultivar. Misture 2 partes de terra vegetal, 1 parte de areia e 1 parte de composto orgânico. Plante-as cebolas com cerca de 3 cm de profundidade e mantenha uma distância de 10-15 cm entre cada uma.
Assim como o alho, as cebolas devem ter o solo úmido, mas não encharcado. Regue quando perceber que os 2 cm superiores do solo estão secos. Certifique-se de que as folhas não fiquem muito molhadas para evitar doenças. Coloque o vaso em um local que receba pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia.
Veja mais
Nem todo mundo gosta, mas consumir esse tempero 3 vezes por semana pode prevenir doenças cardíacas e até demência, segundo novo estudo
Adeus ácaros e aranhas na cama: o truque caseiro de um especialista em limpeza doméstica é a solução para acabar com esses bichos
Nem adubo, nem terra: essas são as melhores ervas para cultivar na água