Fazer as crianças comerem pode não ser tão fácil: gritos, birras e recusa a hora de se alimentar não é uma cena incomum na vida dos pais e mães. Apresentar novos alimentos nem sempre é uma tarefa tranquila. Para ajudar mães e pais com essa questão, o TudoGostoso separou 5 dicas de como fazer as crianças comerem melhor. Confira as sugestões e veja como a hora da refeição pode ser mais agradável!
Dicas para ajudar as crianças a comerem melhor: confira no TudoGostoso
Dicas para as crianças comerem melhor
Não obrigue a criança a comer
Impor que seu filho coma o alimento pode criar uma relação negativa da criança com a comida. Respeite o tempo de aceitação de cada pessoa, incluindo os pequenos que fazem birra. Experimente introduzir o mesmo alimento recusado de outra forma uns dias depois. Por exemplo, caso você tenha oferecido brócolis assado e a criança tenha recusado, tente fazer um bolinho de brócolis e mostre a versatilidade de cada ingrediente. Muitas vezes, as crianças se recusam a comer por estigmas relacionados à cozinha. Oferecer o mesmo ingrediente com outras maneiras de preparo mostra como a culinária pode ser rica em sabores variados.
Dicas para ajudar as crianças a comerem melhor: valorize a hora da refeição
Valorize a hora da refeição
Criar uma relação saudável com a hora da comida deixa a criança mais à vontade para experimentar novos alimentos. Para ajudar as crianças a comerem melhor, não ligue a televisão ou outros eletrônicos na hora da refeição. Fazer da refeição um evento familiar ajuda a criança a estar mais aberta a novos sabores.
Não ofereça comida como prêmio
Muitos pais acabam introduzindo novos alimentos com a promessa de um prêmio se a criança consumi-los. É importante que o pequeno entenda que os legumes e as sobremesas fazem igualmente parte da refeição. Colocar, por exemplo, o docinho como compensação se a criança comer, cria uma relação negativa com a comida. Essa associação implica que os doces e sobremesas são mais importantes que o resto do prato, já que são oferecidos como compensação às crianças.
Dicas para ajudar as crianças a comerem melhor: aja com naturalidade
Naturalidade com novos ingredientes
Não coloque muita expectativa na hora de apresentar novos alimentos. Aja com naturalidade e sem colocar pressão nas crianças. Tenha paciência se a comida não for consumida de primeira. Lembre-se da dica de não obrigar a criança e tente reintroduzir o alimento recusado com outra forma de preparo. Agir com naturalidade deixa a criança confortável e mais suscetível a aceitar ingredientes diferentes.
Não esconda a comida
Esconder legumes misturados no feijão, por exemplo, instaura uma relação de desconfiança com a comida. Deixe todos os componentes bem claros no prato, dispostos separadamente. Enganar as crianças para comer o alimento dificulta a aceitação a longo prazo. É importante que o seu filho conheça aos poucos as diferentes texturas e cores dos alimentos.
Dicas para ajudar as crianças a comerem melhor: não esconda a comida