Bebidas alcoólicas: até mesmo na lista de ingredientes das receitas encontramos algumas delas! Desde o churrasquinho do final de semana até aquela conversa no bar com amigos, as bebidas alcoólicas estão muito presentes no nosso cotidiano. Os nomes, aromas e cores são variados, e também o teor alcoólico. Bebidas diferentes podem ser mais fortes ou mais fracas: confira a seguir o teor alcoólico de 12 bebidas.
Descubra o teor alcoólico de 12 bebidas
Descubra o teor alcoólico de algumas bebidas
Cachaça
Cachaça e pinga são nomes dados a essa bebida da cana-de-açúcar produzida aqui no Brasil. Estrela da nossa famosa caipirinha, a cachaça possui entre 38% e 48% de teor alcoólico. Por isso, fique ligado e vá com calma nos próximos churrascos!
Saquê
O saquê é feito a partir da fermentação do arroz e tem 16% de teor alcoólico em sua composição.
Cervejas
Cerveja
Quem resiste a uma cerveja geladinha no fim de semana? Umas das bebidas mais populares no mundo, a cerveja possui baixo teor alcoólico, cerca de 5 a 9%. O chopp pode variar também, normalmente fica na casa dos 5% de álcool. .
Espumante
É muito comum acharmos esse tipo de bebida em grandes comemorações, como formaturas, casamentos e, claro, no Réveillon! Seu preço no mercado pode ser muito elevado, mas seu teor alcoólico nem tanto: o espumante possui cerca de 11% de álcool.
Vinho
A temperatura diminui e já é uma desculpa para o famoso queijos e vinhos. Mas fique ligado: dependendo do tipo de vinho, ele pode chegar a 14% de álcool.
Vodca em drinks
Vodca
Suas variações de sabores são muitas, assim como seus teores alcoólicos. Entretanto, a quantidade de álcool da vodca fica em torno dos 40%. Isso explica por que ela é mais usada em drinks. Quando pura, o ideal é que seja na sua forma mais leve, que possui 13% de teor alcoólico.
Whisky
Envelhecido por muitos anos em barris de madeira, o whisky é uma bebida bem forte. Seu teor alcoólico varia entre 38% e 54%, podendo ultrapassar esses valores em alguns tipos específicos da bebida.
Absinto
Muito popular na França, essa bebida é também conhecida como fada verde. Provavelmente esse apelido vem dos efeitos que o absinto produz, já que seu teor alcoólico passa dos 40%, podendo chegar aos inacreditáveis 90%. O nome parece bonitinho, mas muita atenção com essa bebida!
Um brinde com tequila
Tequila
A tequila é uma bebida mexicana e pode ter diferentes sabores, aromas e colorações. Seu teor alcoólico também se modifica de uma garrafa para outra, normalmente contendo 27%, mas podendo chegar aos 40% de álcool.
Rum
Seu aroma pode ser suave, mas não se engane com essa bebida. O rum é feito a partir da fermentação de derivados do açúcar e seu teor alcoólico fica entre 35% e 70%, muito elevado se comparado a outras bebidas já bem fortes.
Gin
Quase proibido no inicio de sua produção, o gim é produzido da fermentação de vários cereais. De uma garrafa para outra, os ingredientes mudam, mas normalmente encontramos muitas especiarias como canela e até pimenta-do-reino. Seu teor alcoólico varia entre 40% e 50% de álcool.
Conhaque
O conhaque é o resultado de uma fermentação do vinho. Seu nome deriva da palavra francesa cognac e possui variações feitas com suco de frutas fermentado. Aqui no Brasil é muito consumido após as refeições e em várias receitas, seu valor de álcool varia entre 40% e 60%.