• Entrar
  • Cadastrar
Como saber se o peixe está fresco e não ser enganado na peixaria? Confira dicas para acertar na compra! 
Dúvida sobre como escolher peixe? Confira dicas infalíveis para acertar na compra e levar um alimento fresco para casa!

O peixe é a escolha perfeita para diversas receitas e combina muito bem com as refeições do dia a dia e até jantar especial. Para garantir pratos deliciosos, porém, é necessário saber comprar peixe de qualidade. Para quem está começando a se aventurar na cozinha a tarefa pode parecer difícil num primeiro momento, mas dicas simples são suficientes para você garantir que vai levar um bom alimento para casa. Para te ajudar nessa tarefa, reunimos algumas orientações de como saber se o peixe está bom para consumo. Confira!

Veja dicas para não errar na hora de comprar peixe!

Como pedir peixe na peixaria?

O peixeiro deve ser seu aliado na hora de escolher um bom peixe. Por isso, é preciso escolher um local de confiança para garantir uma boa compra. O ideal é pedir a recomendação dos peixes da época, já que a oferta de pescados é bastante sazonal. Você também pode informar ao vendedor como pretende preparar o peixe, porque isso pode influenciar no corte. Alguns estabelecimentos também se oferecem para tirar as escamas e vísceras do animal, o que vai facilitar bastante o preparo.

Como saber se o peixe está bom para consumo?

A primeira dica para saber se o peixe está bom é olho . Ele precisa estar brilhante, reluzente e não pode estar fundo ou com manchas brancas bem no centro. A superfície do peixe não pode ter resquícios de poeira, manchas, furos ou escamas soltando. Por mais que o alimento tenha um odor bastante característico e forte, é fácil identificar o cheiro do peixe estragado, bastante desagradável e azedo.

As guelras — aberturas na lateral do peixe — também devem estar avermelhadas, sem nenhum líquido ou muco pastoso em volta. Dê sempre preferência aos peixes inteiros para conseguir checar com mais facilidade a qualidade e origem do alimento.

O peixe fresco precisa ser mantido em temperaturas baixas e imerso em grandes quantidades de gelo. Isso garante que ele fique mais suscetível a ação do calor e de micro-organismos que podem prejudicar o alimento.

Como escolher peixes congelados?

Comprar peixes congelados também exige cuidados que vão muito além de conferir a data de validade. É importante que o alimento esteja armazenado na temperatura indicada pelo fabricante e numa embalagem em bom estado, sem rasgos, furos e outros estragos. Além disso, não leve para casa um peixe congelado que parece mole e apresenta algum excesso de líquido. Isso pode indicar que o alimento já foi descongelado.

Veja mais

Erro antes de assar o peixe altera totalmente o sabor do prato. Veja o segredo para o tempero dar certo!

Gorduras boas: entenda como oleaginosas, sementes e peixes podem baixar o colesterol ruim

Temas relacionados