• Entrar
  • Cadastrar
Como fritar polenta na airfryer: receita deliciosa SEM ÓLEO para incrementar qualquer refeição!

Polenta frita sem usar óleo? Na airfryer é possível! Confira o passo a passo dessa receita

Polenta frita na airfryer: confira o passo a passo da receita fácil e deliciosa! (Créditos: Shutterstock)

Já pensou em fazer polenta frita na airfryer? O prato tradicional é um aperitivo delicioso, mas pode ficar bastante gorduroso quando preparado no óleo. Para quem quer evitar gordura, mas ainda assim aproveitar o sabor dessa receita, a fritadeira elétrica é uma ótima saída. De forma geral, a receita é bem parecida com a original. O uso de ingredientes simples facilita o preparo e o prato ainda pode ser incrementado com queijo, ervas e molhos. Confira a seguir como fazer!

Receita de polenta frita na airfryer

Ingredientes

  • 1 xícara de fubá
  • 3 xícaras de água
  • 2 colheres de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Comece a receita dissolvendo o fubá com uma xícara de água em uma vasilha. Misture até que fique homogêneo e reserve. Em seguida, aqueça uma panela grande com azeite em fogo médio e doure o alho. Logo depois, despeje o restante da água e depois acrescente sal e pimenta-do-reino e deixe levantar fervura. Acrescente o fubá e mexa até ferver. Tampe, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando, em fogo baixo. O ponto ideal é quando o fubá começa a soltar da panela.

Quando estiver cozido, transfira a polenta para um refratário e deixe a massa descansar e endurecer. Caso prefira colocar a polenta na geladeira, cubra com um plástico-filme para evitar a formação de cristais ou aquelas manchinhas devido ao frio. O ideal é usar um recipiente retangular para distribuir bem a polenta e facilitar o corte depois. Cuidado para não deixar a espessura muito fina.

Quando a polenta endurecer, corte em tiras, formando palitinhos, e acomode cada unidade no cesto na airfryer. Deixe na fritadeira por cerca de 25 minutos a 200°C até que fiquem bem douradinhas. Depois disso é só aproveitar!

Origem da polenta

A polenta é tipicamente um prato italiano, mas foi incorporada na culinária do Brasil junto da chegada dos imigrantes ainda no século XIX. A receita virou tradição e foi se espalhando para todas as regiões do país e ganhando novos sabores e preparos. O prato é tão versátil que pode até ser servido no café da manhã. Seja frita, dura, mole, grelhada e até recheada, é uma receita deliciosa!


Veja mais
Tem diferença entre polenta e angu? Vem que o TudoGostoso te conta!
Já conhece o fubá suado? Veja como fazer um tradicional cuscuz de panela superfácil em casa!

Temas relacionados