Maçãs assadas são uma sobremesa prática perfeita para quem não quer gastar muito tempo ou esforço na cozinha. O doce é muito popular em alguns países da Europa e consiste em rechear a fruta com uma mistura feita à base de mel, açúcar mascavo e amêndoas. Embora à primeira vista o prato pareça uma receita gourmet, o seu preparo é bem simples e leva poucos ingredientes. Depois de pronto, você pode servir as as maçãs assadas em um almoço em família ou para um jantar com amigos, pois independente da ocasião, elas sempre serão uma ótima escolha.
Descubra como fazer maçãs assadas perfeitas e confira os segredos para saborear esta sobremesa sem parar.
Quais variedades de maçãs escolher?
Nem todos os tipos de maçãs são adequadas para esta receita. Você precisa escolher as mais resistentes ao cozimento, mas que ainda amoleçam e fiquem macias. Você pode apostar na braeburn, uma variedade rústica que tem a vantagem de ser suculenta e doce, ideal para tortas. Ela é bem redonda, tem um tamanho de médio a grande e uma textura resistente. Você também pode escolher as maçãs jonagold, fuji e a golden, pois são firmes o suficiente para ir ao forno sem murchar.
Já a gala, uma das mais populares e acessíveis, não é uma boa opção para assar, pois ela tende a quebrar durante o cozimento. A melhor forma de consumi-las é fresca ou em molhos e saladas.
Que cobertura para minhas maçãs assadas?
Para enfeitar suas maçãs, primeiro você terá que tirar o caroço. O mais prático é usar um removedor de sementes, que retira o caroço de forma rápida e simples sem danificar a fruta. Porém, é preciso ter cuidado para não furar o fundo da maçã, caso contrário, o recheio transborda.
O recheio mais clássico para maçãs assadas é feito com amêndoas ou outros frutos secos como avelãs, tâmaras, passas. Você também pode colocar um pouco de pasta de amendoim ou massa crumble por cima. Para dar mais sabor à sobremesa, uma dica é escolher especiarias quentes e poderosas como canela, gengibre, noz-moscada e cravo.
Como cozinhar maçãs no forno com sucesso?
O maior risco de cozinhar a maçã é que ela desidrate e fique seca. Para evitar que isso aconteça, você pode adicionar um pouco de água ou, melhor ainda, suco de maçã. Cuidado com a temperatura muito alta, o ideal é assar a sobremesa entre 160°C e 180°C para forno ventilado e 180°C a 200°C para calor estático.
Como fazer receita de maçã assada
Ingredientes:
- 4 maçãs para cozinhar
- 30 g de manteiga amolecida
- 40g de farinha
- 25g de açúcar mascavo
- 20g de amêndoa em pó
- Caldo de meio limão
- 1 pitada de flor de sal
- 1 colher de sopa de óleo de girassol
- 1 colher de sopa de açúcar integral ou mel
Modo de preparo:
- Descasque as maçãs e retire o caroço com cuidado para não furar.
- Em um recipiente, misture o açúcar mascavo, a manteiga amolecida, o sal, a amêndoa em pó e a farinha até obter uma mistura arenosa. Depois, acrescente o óleo de girassol e o açúcar integral ou mel. Finalize com o caldo de limão. Além de dar mais sabor a maçã, o limão impede que a fruta escureça.
- Coloque a mistura nas maçãs e leve ao forno preaquecido a 180° C por 30 minutos até dourar. As maçãs devem ficar bem macias.
- Retire do forno e finalize polvilhando um pouco de canela. Sirva ainda quente.
As maçãs assadas são deliciosas sozinhas, mas também ficam ótimas acompanhadas de sorvete de baunilha, chantilly ou iogurte grego. Experimente diferentes combinações de recheio de acordo com suas preferências pessoais.
Veja também: