Confira como é simples fazer chips de frutas cheios de sabor, crocantes e saudáveis!
Os chips são uma alternativa prática e saudável. São lasquinhas crocantes feitas com o próprio alimento e que caem muito bem como aperitivo ou aquele lanchinho para acompanhar a novela.
O TudoGostoso já te mostrou receitas de chips de provolone e chips de mandioca, mas os doces não ficarão de fora! Por isso, resolvemos trazer os chips de fruta: uma opção nutritiva, docinha e incrivelmente gostosa. O melhor de tudo é que é bem simples de ser feita, ficando pronta em poucos minutos — e uma boa ideia para quem vai encarar uma trilha ou um dia inteirinho de festival de música.
Sem mais delongas, venha ver como fazer chips crocantes e sequinhos. Spoiler: difícil vai ser comer um só!
Chips de maçã
- Primeiramente, lave as maçãs. Em seguida, descasque-as, retire o miolo e corte a maçã em rodelas finas, utilizando uma faca afiada ou o auxílio de um mandolin — você pode manter a casca também, se quiser.
- Em um tabuleiro forrado com papel-manteiga ou untado com óleo de coco, disponha as rodelas, deixando-as separadas umas das outras.
- Em seguida, leve ao forno em temperatura bem baixa (ninguém quer chips queimados ou assados demais, né?) por cerca de 1 hora — lembrando que o tempo pode variar para mais ou para menos dependendo da potência do seu forno.
- Após esse tempo, retire do forno, polvilhe com canela e deixe esfriar por um tempinho. Quanto mais fria, mais crocante! Após isso, seus chips estarão prontinhos para serem consumidos.
Com um toque delicioso de canela, as frutas ficam ainda mais saborosas.
Chips de maçã no micro-ondas: mais prático ainda!
- Para fazer no micro-ondas é bem simples! Basta fatiar a maçã, com casca ou sem. Nessa etapa, você também já pode polvilhar canela e açúcar à maçã para dar ainda mais sabor.
- Em seguida, coloque-as em um prato que possa ir ao micro-ondas e deixe por 2 minutos.
- Após esse tempo, vire as fatias e coloque por mais 2 minutos no micro-ondas.
- Se achar necessário, coloque por mais 1 minuto. O ponto é quando elas estiverem bem sequinhas.
- Assim que atingirem o ponto ideal, retire do forno, polvilhe canela e açúcar e voilá!
Fácil de fazer, as bananas serão um aperitivo cheio de sabor — e uma boa opção para carregar na bolsa.
Chips de banana
- Corte as bananas da terra em rodelas ou faça cortes no sentido do comprimento.
- Em seguida, mergulhe-as pouco a pouco em uma frigideira com óleo bem quente até que fiquem douradinhas.
- Após fritar todas as bananas, coloque-as em um papel-toalha para que absorva todo o óleo em excesso.
- Polvilhe canela em pó e/ou açúcar, espere esfriar e se delicie com essa maravilha!
As lasquinhas de banana são uma ótima opção de lanche para acompanhar um filme.
Chips de morango e kiwi
- Para começar, corte o morango e o kiwi em rodelas.
- Em seguida, esse etapa é opcional: em uma panela, coloque 400 ml de água e 200 g de açúcar e misture. Logo após, molhe as rodelas na mistura, e logo após seque-as em um papel-toalha.
- Em seguida, coloque-as em um tabuleiro forrado com papel-manteiga e leve ao forno na temperatura mais baixa por cerca de 1 hora a 1 hora e 30 minutos, ou até que esteja, douradinha, sequinha e crocante.
- Após esse tempo, retire do forno e deixe esfriar. Depois é só saborear!
Chips de abacaxi: confira o passo a passo da receita!
Chips de abacaxi
- Primeiro, lidando com o abacaxi: descasque-o e corte-o em rodelas finas.
- Em seguida, disponha as rodelas separadamente em um tabuleiro forrado com papel-manteiga, untado com óleo de coco ou com um pouquinho de manteiga.
- Leve ao tabuleiro ao forno em temperatura baixa por cerca de 1 hora ou até que as rodelas estejam douradinhas e crocantes. Vai ficar uma delícia!
Festival de opções: micro-ondas, assado ou frito!
Como você viu nas opções anteriores, você pode fazer os chips de diversas formas: no micro-ondas, no forno ou até na frigideira em óleo quente. Fica a seu critério! O importante mesmo é que elas fiquem douradinhas, sequinhas e crocantes. Ah, e lembre-se que quanto mais as frutas estiverem "secas" antes de serem assadas ou fritadas, melhor o resultado — o papel-toalha pode ser um aliado antes e depois!
Como armazenar e manter sua crocância?
Depois de preparar os chips e que já estiverem todos frios, você pode guardá-los em potes de vidro com fechamento hermético ou então em saquinhos com fechamento zip-lock — uma opção prática para levar dentro da bolsa ou da mochila. Se bem armazenado, sua crocância vai se manter!